Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Estatuto da Associação da Pessoa com Deficiência de Seabra é aprovado na Câmara de Vereadores

A associação é a conquista de uma luta das pessoas que vivem com alguma deficiência | FOTO: Divulgação |

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado na última segunda-feira (21), aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Seabra, na Chapada Diamantina, uma assembleia geral para a constituição da Associação das Pessoas com Deficiência de Seabra e Região (Apeds). Na ocasião, ocorreu a revisão e aprovação do estatuto da Apeds, composição de chapa, eleição e posse da diretoria, além de algumas apresentações culturais.

Com a participação dos integrantes que compuseram a chapa, o encontro foi dirigido pelo educador Robson Luiz da Silva Menezes e pela tradutora intérprete e atual professora de Libras do Ifba de Seabra, Jéssica Lacerda. O encontro contou também com a participação de pessoas deficientes, vereadores e apoiadores da causa.

Naira Rodrigues do Nascimento, deficiente visual e membro da diretoria da Apeds, falou sobre a criação da associação e como se sente em fazer parte da luta pelos direitos dos deficientes de Seabra e região. “A associação é a conquista de uma luta, para que as pessoas que vivem com alguma deficiência conquistem o que ainda não conseguiram, descubram os seus talentos, direitos, busquem independência e o que mais almejam para o futuro, destaca.

Para além de Naira, também são membros da diretoria da associação: Caio Aquino Queiroz, Amari Monteiro Alves, Carla Geiciane Cabral da Silva, Jeorge Silva Oliveira, Darquileia Anjos de Souza, Joílson Santiago dos Anjos, Charles Santos Mendes, Claudia Carvalho de Souza, Claudiana Teixeira de Souza, Simone Lima Rodrigues da Silva e Reijane Anjos da Silva.

Vale ressaltar que a integrante da diretoria, Amari, sugeriu ao Poder Executivo formar o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência para garantia dos direitos. Encerrando o encontro, Robson falou que a luta continua, mas agora a associação terá nome e voz, por fim, parabenizou a todos os envolvidos na causa. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas