Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Incêndio na vegetação de Barra pode ter queimado mais de 1.500 campos de futebol e atinge povoados

Curso acontece em Utinga nesse mês de abril | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Completam 10 dias, nesta sexta-feira (25), o incêndio no município de Barra, no oeste da Bahia. O fogo tem consumido a vegetação nativa do local e já chegou a outros povoados rurais da região. Os bombeiros estimam que a proporção da área atingida ultrapassou 1.500 hectares, que equivale aproximadamente 1.500 campos de futebol. O incêndio já é considerado o maior da história da cidade de Barra, pelas autoridades locais.

De acordo com o portal de notícias G1, 10 famílias que vivem em uma comunidade quilombola da zona rural da cidade tiveram que deixar suas casas, e só puderam voltar depois que o fogo foi contido no local. Seis povoados da zona rural já foram atingidos pelo incêndio.

Conforme informações da assessoria do Corpo de Bombeiros, “para ajudar no combate ao fogo, foi necessário o auxílio de 18 bombeiros militares especialistas em incêndio florestal, quatro brigadistas e quatro aviões — contratados pelo programa ‘Bahia Sem Fogo’ — que lançaram mais de 160 mil litros de água”. O tempo seco, o calor e os ventos fortes dificultaram o combate às chamas. Na quarta-feira (23), outras duas aeronaves foram enviadas para ajudar os bombeiros que atuam no incêndio.

Uma perícia feita no local onde o fogo começou, na comunidade de Porto Novo, a 60 km de Barra, mostrou que o incêndio pode ter começado a partir de uma queima para renovação de pastagens e perdeu o controle. Os especialistas ambientais acreditam que mais de 90% dos incêndios em vegetação começam a partir da ação humana, principalmente pra limpeza de área por agricultores.

No norte do estado tiveram queimadas em Juazeiro e Pilão Arcado ao longo desta semana. O fogo também chegou ao Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas foi contido por voluntários.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas