O município de Licínio de Almeida, no centro-sul da Bahia, vai ter apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2020, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual prefeito, Dr. Fred, vai tentar a reeleição. Dos 417 municípios do estado, Licínio de Almeida é o único com apenas um candidato disputando a chefia do executivo.
Dr. Fred, de 34 anos, é candidato à prefeitura pelo PCdoB. O político é natural de Cantagalo (RJ), casado, e atual prefeito de Licínio de Almeida. Robertinho, do PSD, é candidato a vice na chapa. Dr. Fred e Robertinho integram a coligação ‘Um novo tempo continua’, que é formada por dois partidos: PC do B e PSD. Já na disputa da Câmara, a Justiça Eleitoral registrou 33 pedidos de candidatos a vereadores.
Legislação eleitoral
Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos. No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, Dr. Fred só precisa do próprio voto para assegurar mais quatro anos de mandato. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. A redação é do G1.