As informações que constam no boletim epidemiológico do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, mostram um total de 1.835 casos confirmados de covid-19. Dentre os positivos, 1.713 estão curados, 85 permanecem ativos, enquanto 37 evoluíram para o quadro de óbito pela doença infectocontagiosa. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) através dapPrefeitura de Itaberaba e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Ainda segundo o boletim, 103 pessoas seguem em monitoramento, e 18 casos foram enquadrados com suspeita da doença. Mais de oito mil testagens (entre testes rápidos e laboratoriais) foram realizadas no município até o momento. No mapeamento por localidade foram identificados 19 bairros da zona urbana com casos ativos da doença, entre eles ‘Centro’ com 14, ‘Independente’ 12, ‘Vida Nova Itaberaba’ nove, e ‘Jardim das Palmeiras’ com sete. Na zona rural, nenhuma comunidade foi identificada com casos ativos.
Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 15 estão ocupados; ao passo que, dos 20 leitos clínicos, nenhum está ocupado atualmente. A Secretaria de Saúde de Itaberaba pede a colaboração de todos no combate ao novo coronavírus, e reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.
Jornal da Chapada