Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Saúde materna é pauta de webnário promovido pelo Ministério Público no dia 8 de outubro

Um dos temas que será discutido é o planejamento reprodutivo no Sistema Único de Saúde | FOTO: Reprodução/EBC |

Questões relativas à saúde materna serão discutidas em evento realizado pelo Ministério Público do Estadual no próximo dia 8 de outubro. Promotores de Justiça e especialistas da saúde irão se reunir para debater, principalmente, iniciativas que possam reduzir a mortalidade materno-infantil no evento intitulado de ‘Webnário Saúde Materna’, que será teletransmitido pela plataforma ‘Teams’, com início às 9h e encerramento às 13h.

Participarão do webnário promotores de Justiça que atuam na área da saúde, servidores da instituição, secretários de saúde, diretores de maternidade, profissionais de saúde e demais interessados. O coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP (Ceaf), promotor de Justiça Thiago Quadros, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), promotora de Justiça Patricia Kathy Mendes, e a gerente do Projeto Cegonha, promotora de Justiça Andréa Scaff vão comandar a abertura do evento.

Um dos temas que será discutido é o planejamento reprodutivo no Sistema Único de Saúde (SUS), que será abordado pela médica especialista em reprodução humana, Karina de Sá, pelo coordenador estadual de apoio institucional do Cosems/BA (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia), Manuel Henrique Pereira, e pelo ginecologista e obstetra da área técnica de saúde da mulher da Sesab (Secretária de Saúde do Estado da Bahia), David da Costa Júnior.

Também estarão em debate a prevenção e tratamento de sífilis em gestantes, que será apresentado pela promotora de Justiça e gerente do Projeto Cegonha, Juliana Sampaio, e pela ginecologista e obstetra Ana Gabriela Travassos. Para falar sobre investigação de óbitos maternos, o evento conta com a presença da técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Divep/Sesab, Marta Santana, e da ginecologista, obstetra e presidente do Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna na Bahia, Sandra Renata Amaral.

Os interessados em participar do webnário devem fazer a inscrição online. O link de acesso será enviado no dia anterior ao debate para o e-mail cadastrado e também será disponibilizado no portal do MP. O Webnário Saúde é um projeto conjunto do Ceaf, Cesau e do Projeto Cegonha. As informações são do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas