CidadesCuriosidadesEditorialMenu PrincipalTop
Trending

#Salvador: Após aumento de 10% nos casos de covid-19, prefeito ACM Neto diz que capital acendeu “luz amarela”

Neto ponderou que os dados usados para medir este suposto novo avanço não fazem parte do padrão aplicado pela prefeitura, mas explicou a importância desta estatística.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), fez nesta segunda-feira (5) um alerta sobre a situação da pandemia de coronavírus na cidade. De acordo com ele, a gestão acendeu a “luz amarela” após a média móvel da doença registrar, na semana passada, aumento de 10% na quantidade de casos a partir da manifestação dos primeiros sintomas.

Segundo o prefeito, não é possível dizer que o crescimento nos números evidencia tendência de novo aumento de ocorrências da covid-19 na capital baiana, mas aponta para a necessidade de mais atenção e reforçar as medidas contra o coronavírus. Neto ponderou que os dados usados para medir este suposto novo avanço não fazem parte do padrão aplicado pela prefeitura, mas explicou a importância desta estatística.

“Nós temos um número para controle interno, que é o da evolução dos casos a partir da data de manifestação dos sintomas. Esse não é o dado padronizado, o padronizado é o que mostra a quantidade de casos diários, mas esse é um dado muito importante, pois nos permite um acompanhamento mais próximo da realidade a respeito dos novos casos, exatamente verificando a data do início dos sintomas”, explicou. 

“Como a gente tem trabalhado com a média móvel, comparando os últimos 7 dias com os últimos 14 dias, na semana passada, dado que fechamos no fim de semana, houve aumento da média móvel do número de casos a partir do primeiro dia do sintoma. Isso serve apenas para acender a luz amarela, não a luz vermelha”, disse.  

Apesar do aumento, o prefeito argumentou que é preciso esperar as próximas semanas para identificar se há tendência sustentada de crescimento ou se o fenômeno verificado na semana passada foi um ponto fora da curva. 

“Não podemos cravar que há tendência de crescimento, ok? Não deve nos assustar, mas deve nos colocar em observação. Serve para reforçar nossa atenção e nossa preocupação”, afirmou, em entrevista coletiva nesta manhã. Os dados são do site Cabula Agora.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios