Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEditorialMenu PrincipalTop
Trending

#Polêmica: Ex-presidente Lula diz que o país é governado por “um bando de vira-latas”

Ex-presidente chamou o fato de o Brasil importar produtos que produz, como gasolina e etanol, de "subserviência".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (19) que o Brasil é governado por “um bando de vira-latas”. A fala, feita no Seminário Reconstruir e Transformar o Brasil, promovido pela Fundação Perseu Abramo, se deu no contexto de uma crítica ao fato de o país, atualmente, importar produtos que produz, como o etanol e a gasolina.

“O Brasil exportava gasolina. Passamos a importar. Exportávamos etanol. Passamos a importar dos EUA. A palavra é subserviência. O país hoje é governado por um bando de vira-latas que não respeitam o Brasil”, disse o petista.

Para se ter uma ideia, além dos derivados, o Brasil importa mais que exporta a própria matéria-prima do petróleo. Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Brasil exportou, em 2019, 410 milhões de barris de petróleo, enquanto importou cerca de 68 milhões de barris.

A principal causa para que o Brasil não seja autossuficiente na produção de derivados do petróleo, apesar de ser autossuficiente na produção da matéria-prima, é o fato das refinarias brasileiras não terem capacidade de refino.

Desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro vem promovendo um desmonte na Petrobras com a privatização de refinarias e subsidiárias da estatal, o que provoca uma maior necessidade de importação de combustíveis e aumento no preço dos produtos para o consumidor final. A redação é site da Revista Fórum.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios