Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: TCM aprova contas da prefeitura de Utinga e ressalta crescimento do Ideb superior ao do estado

Prefeitura de Utinga teve mais uma conta aprovada pelo TCM | FOTO: Divulgação |

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em sessão realizada por meio eletrônico desta quarta-feira (21), aprovou as contas do exercício financeiro do ano de 2019 da prefeitura municipal de Utinga. No parecer prévio subscrito pelo conselheiro relator, Cláudio Ventin, consta pontos positivos como obediência da gestão municipal ao limite máximo para despesa com pessoal, que representou 45,88% da receita corrente líquida, e aos índices para investimento em educação (26,42%), saúde (23,84%), além do pagamento dos profissionais do magistério com recursos do Fundeb (74,70%).

Sobre o setor de educação, consta o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) alcançado pelo município chapadeiro com relação aos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano) que foi de 4,90, ou seja, a acima da meta projetada de 4,10. Esse índice foi igual ao Ideb do Estado da Bahia, que foi de 4,90, mas inferior ao nacional, registrado em 5,70. Com relação aos anos finais do ensino fundamental (9° ano), o Ideb observado foi de 4,20, não atingindo a meta projetada de 4,50.

O índice também superou o Ideb do Estado da Bahia, que foi de 3,80, mas não o nacional, registrado em 4,60. Vale ressaltar, que essa é décima primeira conta aprovada do atual prefeito Joyuson Vieira (PSB) pela corte técnica do tribunal, já que ele administrou a cidade chapadeira em outros dois mandatos consecutivos, sendo esse, o terceiro ano desse terceiro mandato. Jornal da Chapada com dados do TCM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas