Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

Parque Nacional da Chapada Diamantina permanece fechado e moradores da região questionam sobre o assunto

Um morador afirma que as entradas para o parque estão sem fiscalização e turistas seguem acessando pontos turísticos dentro da área.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina permanece fechado para visitação por conta da pandemia do novo coronavírus. Fechado desde 22 março de 2020 para atender os protocolos de segurança sanitária, o local é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

Em agosto deste ano foi publicado, no Diário Oficial da União, a reabertura “de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelos estados e municípios” do parques nacionais, mas o da Chapada Diamantina permanece fechado, o que gerou questionamentos de moradores e visitantes (leia aqui).

No último sábado (24), por exemplo, um morador da região publicou em rede social sua inquietação e indagou aos gestores do Parque Nacional o motivo pelo qual permanece fechado à visitação. “Não tem como ter aglomerações num lugar assim, muito pelo contrário, ao entrar no parque estamos evitando aglomerações nas cidades pequenas em torno da região. Seria uma decisão muito mais inteligente, do que está acontecendo. O parque está sendo acessado sem nenhum critério, por qualquer pessoa, sem porteira, controle zero”, descreve Túlio Saraiva.

Mochileiros não veem a hora de poder voltar a fazer trilhas pelo parque nacional | FOTO: Jornal da Chapada |

Ainda preocupado com a economia local, o Túlio coloca que “as famílias que sobrevivem do turismo, assim como os guias, que não irão entrar no parque para não realizarem atividades de forma ilegal, estão sendo prejudicados. Mesmo outras pessoas entrando no parque com ‘GPSzinho’”, salienta.

O Jornal da Chapada procurou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e obteve a confirmação de que ainda permanece suspensa as atividades no parque. “Qualquer atualização será publicada no blog, Facebook e site do ICMBio”, afirma Marcela de Marins, analista ambiental do parque nacional. Ela também afirma que os “locais de entrada nos parques estão sinalizados”.

Jornal da Chapada

Leia também

#Turismo: Parque Nacional da Chapada Diamantina continua fechado para visitação mesmo após ICMBio publicar portaria

Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 35 anos em plena pandemia e se mantém fechado para visitação

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios