Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Suspeita de compra de votos ameaça reeleição do prefeito de Rafael Jambeiro; justiça apura caso

O coordenador 'Zezé' e o candidato à reeleição 'Nalvinho' | FOTO: Montagem do JC |

Uma representação por supostos crimes eleitorais (captação ilícita de sufrágio) cai como uma bomba no município de Rafael Jambeiro, no centro-norte baiano. A ação foi movida pela presidente do PT municipal, que encabeça a coligação de oposição ‘O Tempo é Agora’, Cibele Carvalho (prefeita, PT), junto com o postulante a vice Gersonito Serra (PT), e foi protocolizada na Justiça Eleitoral da 43ª Zona, com sede na cidade de Castro Alves.

A denúncia apresenta áudios atribuídos a José Carmo, o ‘Zezé’, coordenador de campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Marinalvo Fernandes, o ‘Nalvinho’ (DEM). Os áudios de ‘Zezé’ sugerem que a coligação estaria comprando votos durante a campanha. “As coisas têm que ser bem feitas. A política tem que ter investimento”, disse o coordenador em trecho do áudio.

“Um cara está vindo buscar R$12,5 mil, Gilberto. Waldemar são dois mil blocos e as passagens dos filhos que estão em Salvador para vir na data. Só ficou uma família que vota no PT, que Cibele [se referindo a candidata do PT, Cibele Carvalho) ficou devendo dois salários quando saiu. Paguei para capinar o campo de bola, coloquei umas caixas de cerveja que estavam trabalhando e vamos injetando devagar. O cara já colocou adesivo no carro, é PT roxo, se puder pagar me avise, se não puder eu arranco os adesivos e dou R$100 para ele ir votar”, acrescenta ‘Zezé’.

O coordenador ainda revela, em outro trecho do áudio, ter conseguido “resolver” e ter “virado” alguns votos na cidade. “Tudo doente do PT, já votaram comigo para vereador. Passei quase todo o dia lutando lá. Vou tomar dinheiro para dar para eles lá”, disse.

Ouça aqui um dos áudios:
https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2020/11/audio-1-rafael-jambeiro.ogg?_=1

Entre os pedidos da coligação petista, na representação, estão a instauração de uma ação de investigação criminal e abertura de ação eleitoral para apurar o caso como “prática de delitos como lavagem de capitais, desvios de recursos públicos e organização criminosa”.

Vale ressaltar que o assunto foi denunciado pelo site Bahia Notícias, no último sábado – 7 de novembro. Na segunda-feira (8), o Jornal da Chapada recebeu a cópia da denúncia com todos os áudios e foi informado que a Polícia Civil, a mando da Justiça Eleitoral, esteve no município para intimar os envolvidos.

Jornal da Chapada

Confira aqui outro áudio:
https://jornaldachapada.com.br/wp-content/uploads/2020/11/audio-1-rafael-jambeiro-2.ogg?_=2

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas