Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Reinan e Romulo acirram disputa pela prefeitura de Bonito; justiça proíbe carro de som na reta final

Os candidatos disputam voto a voto na reta final de campanha | FOTO: Montagem do JC |

E a política continua acirrada no município de Bonito, na Chapada Diamantina. A última semana da campanha para a eleição, que acontece neste domingo (15), tem tido conflitos e descumprimentos de normas e regras, tanto eleitorais quanto sanitárias. A coligação da oposição encabeçada pelo ex-secretário de Saúde e ex-prefeito Romulo Carneiro (PSB), por exemplo, descumpre normas sanitárias e vem fazendo arrastões na sede e no distrito de Catuaba.

Por outro lado, a coligação do atual prefeito que busca a reeleição Reinan de Lourinho (PSD) descumpre condutas vedadas como carro de som, com propaganda eleitoral percorrendo as ruas da cidade. No que se refere aos carros de som (veja vídeo abaixo) uma decisão liminar concedida pelo juiz eleitoral da 069ª Zona, com sede na comarca de Utinga, parece que resolveu o problema com a proibição deste meio de propagar a campanha.

“…Defiro, parte, a concessão de tutela de urgência requerida, determinando ao representado que se abstenha de usar o carro de som, minitrios ou quaisquer outros veículos sonoros em desconformidade com a legislação eleitoral, sob pena de multa diária de R$1 mil, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, inclusive a busca e apreensão dos aparelhos de som. Quanto à alegação de que os veículos estão adesivados de maneira irregular, entendo que não há provas suficientes nos autos para provar o alegado”, aponta o juiz Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque.

“Notifiquem-se os representados, para, no prazo de dois dias apresentarem, se quiserem, defesa. Em seguida, abra-se vistas dos autos ao Ministério Público Eleitoral [MPE] para, no prazo de um dia, emitir parecer”, complementa a decisão datada do dia 10 de novembro, última terça-feira e subscrita pelo supracitado magistrado.

Vale ressaltar que o assunto do momento é a divisão dos sindicatos no município. Essa disputa envolve membros da APLB, da área de educação, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Enquanto o conceituado professor, advogado e assessor jurídico, Noíldo Gomes, grava um vídeo em nome da APLB e dos trabalhadores em apoio a Romulo Carneiro, outro membro da APLB-Sindicato grava vídeo em apoio a Reinan de Lourinho.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas