Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Lula defende união da esquerda, mas quer candidato petista na disputa pela presidência em 2022

O presidente Lula e o ex-governador da Bahia, Rui Costa | FOTO: Ricardo Stuckert |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou a favor de uma união da esquerda, mas quer que o PT tenha um candidato próprio para as eleições presidenciais de 2022. Durante ‘live’ com a candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT), na última sexta-feira (13), o petista defendeu que o “maior partido” tenha candidato no próximo pleito.

“Acho que em 2022, se você olhar o quadro político, já tem vários candidatos. Mas quem está com dificuldade é a direita, que está procurando o Luciano [Huck], o [João] Doria, [Sergio] Moro, não sei quem… Eu vou te garantir que se depender do PT e de mim, vamos ter uma aliança de toda a esquerda. Agora, o que as pessoas não podem achar é que o PT não pode ter candidato. Por que como que pode o maior partido não ter candidato?”, afirmou.

Um dos nomes ventilados pela imprensa e por lideranças políticas nacionais é o do governador da Bahia Rui Costa. No entanto, as tratativas não evoluíram e o debate acabou esfriando. Conforme informações, a participação de Rui no processo de escolha será decisivo para o PT ter um nome forte para disputar a presidência contra a direita e a ultradireita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas