Ícone do site Jornal da Chapada

Jornalista escreve livro sobre Jimmy Page no Brasil e faz campanha de financiamento coletivo para lançar obra

Jimmy veio pela primeira vez ao Brasil no réveillon de 1979 | FOTO: Divulgação |

O jornalista Leandro Souto Maior, fã da banda Led Zeppelin, junto com a Editora Garota FM Books, lançará um livro neste mês de novembro narrando a passagem pelo Brasil de um dos maiores guitarristas influentes no mundo, Jimmy Page. A ideia de Souto é contar sobre a significativa passagem de Page pelo Brasil que não é encontrado tão facilmente nos livros sobre a banda. “As passagens do Jimmy por aqui é um assunto que, como diria minha mãe, muita gente ouviu o galo cantar, mas ninguém sabe onde”, diz o jornalista.

“A ideia surgiu em um papo informal há uns cinco ou seis anos, com o Luiz Claudio Rocha, o ‘Lula Zeppeliano’, presidente do ‘Zeppeliano Fã-Clube’. Ele estava me contando das vezes que o Jimmy Page veio ao Brasil, e que ele estava presente em quase todas. Ele tem muitas fotos cedidas ao livro, desde a coletiva de imprensa no Sheraton em 1994, para divulgar o CD ‘Unledded’, até o passeio que ele fez por escolas de samba cariocas em 2010. Eu achei que havia já ali uma espinha dorsal de uma boa história. Já li a maioria de livros sobre Page e Zeppelin, e despertei para o fato de que essa história ainda não havia sido contada”, fala Souto Maior em entrevista ao G1.

Jimmy veio pela primeira vez ao Brasil no réveillon de 1979, mas somente em 1994 voltou para divulgar o disco que gravou com Robert Plant, e conheceu a americana Jimena Gomez, filha de argentinos, que morava em Lençóis, na Chapada Diamantina. Casou-se com ela e comprou uma casa na cidade, para onde voltava todos os anos, até o fim do relacionamento, em 2008. Músicas como Fool in the rain e Bonzo’s Montreaux foram inspirados pelo batuque brasileiro, com o qual Jimmy e o vocalista Robert Plant, fãs de futebol, se encantaram ao ver a torcida brasileira na copa do mundo de 1978, na Argentina.

O livro que será lançado em formato bilígue (português e inglês), está em uma campanha de financiamento coletivo via Catarse. Até o momento, já arrecadou R$20 mil com a colaboração de 186 pessoas em 32 dias. Com prefácio de Ed Motta, grande colecionador e pesquisador do Led Zeppelin, o livro conta com muitas fotos, depoimentos de Page recolhidos em jornais e vídeos da época.

Foram entrevistados, alguns músicos pelo jornalista para compor o livro como, George Israel, Gilberto Gil, Herbert Vianna, Ivo Meirelles, Liminha, Luiz Henrique Romanholli, Luiz Claudio Rocha, Marcelo Costa Santos, Marcos Maynard, Margareth Menezes, Mauricio Valladares, Nando Reis, Paulo Ricardo, Pepeu Gomes, Raíssa de Oliveira, Roberto Frejat, Tony Bellotto e Zé da Gaita. Ainda foram contatados, Aninha Capaldi, Armandinho Macedo, Canisso, Carlos Albuquerque, Carlos Coelho , Charles Gavin, Daniela Mercury, Ed Motta, Fabio Massari, Fernando Magalhães e Fernando Nunes.

As histórias são contadas no livro ‘Jimmy Page no Brasil’, do jornalista carioca Leandro Souto Maior | FOTO: Montagem do JC |

O Jornal da Chapada contatou um dos fãs de Jimmy, morador de Lençóis, para saber sobre algumas histórias do músico, enquanto morava na Chapada Diamantina. “Noite tranquila e sem muita programação, estava na casa de um amigo, quando um cara entrou na casa, mostrando intimidade com o espaço, quando percebi que tinha uma aparência conhecida. O cara olhou pra mim, sorriu e foi embora. Naquele momento percebi que tinha perdido a oportunidade de abraçar Jimmy Page”, relembra Bruno, morador de Lençóis.

Leandro Souto Maior é jornalista e músico. Teve passagem pela rádio BandNews, Jornal do Brasil, O Dia e Fluminense FM. Esse é o segundo livro lançado por ele, o primeiro Heróis da guitarra brasileira (Ed. Irmãos Vitale) escrito junto a Ricardo Schott. Ainda é sócio, em Visconde de Mauá (RJ), e curador da ‘Casa Beatles’, um bar-museu beatlemaníaco. Jornal de Chapada com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas