Ícone do site Jornal da Chapada

#Exclusivo: Oposição amplia eleitorado no estado para 2022 e PT desidrata com resultados negativos

Os políticos ACM Neto e Rui Costa | FOTO: Max Hacck |

Após o resultado das eleições em segundo turno na Bahia, uma tabela com base em dados populacionais das eleições municipais circula nas redes e coloca o DEM do oposicionista ACM Neto, prefeito de Salvador, como o vitorioso no processo. Dando um pontapé para a disputa pelo governo estadual em 2022, Neto reforçou sua base e elegeu 30,44% da população eleitoral, contra apenas 5,41% do PT do atual governador Rui Costa.

No entanto, a base do governador petista, além da numeração do PT, ainda tem 17,52% do PSD, com comando do senador Otto Alencar, 14,19% do PP, liderado pelo vice-governador João Leão, e 4,62% do PSB, que tem como representantes os deputados federais Marcelo Nilo e Lídice da Mata. PCdoB elegeu 2,43% em termos populacionais na Bahia.

E na base de Neto, além dos dados do DEM, que foi quem mais cresceu, tem o MDB com 9,44%, e o PSDB que elegeu 4,75% do eleitorado estadual. Outros partidos, como o PL, o Republicanos e PDT formam menos de 7% da população. “A briga por 2022 já começa nesta segunda-feira – 30 de novembro. Será um processo de mudança enorme para o estado”, diz uma fonte do Jornal da Chapada ao se referir à fala do prefeito ACM Neto após a vitória (veja aqui).

O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do Democratas, afirmou que o grande derrotado na eleição foi o governador Rui Costa, e supervalorizou os dados de ACM Neto, que também ficou eufórico com os resultados. Azi disse que a população não quer mais o PT e que os partidos de oposição governarão 18 das 30 maiores cidades da Bahia, o que representa em torno de 70% da população destes municípios.

“Esses dois últimos resultados só reforçam que ACM Neto foi o maior vitorioso. Os dois vices-prefeitos eleitos – em Feira e em Conquista – são do Democratas. Fora que tanto Colbert quanto Herzem viraram o resultado das eleições no segundo turno. Enquanto a presença de Neto ajudou na virada, a de Rui Costa atrapalhou os seus aliados”, provocou o presidente do Democratas na Bahia. Sem contar que na disputa da capital Salvador, Neto nadou de braçada elegendo o vice Bruno Reis (DEM).

Jornal da Chapada

Leia também
https://jornaldachapada.com.br/2020/11/30/bahia-rui-usa-redes-para-dizer-segue-em-frente-por-uma-bahia-cada-vez-melhor-e-mais-forte-apos-derrotas-eleitorais/

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas