CidadesCuriosidadesEconomiaMenu PrincipalTop
Trending

#Bahia: Mineração de urânio será retomada no sudoeste do estado; mineral é usado como combustível de usinas nucleares

Os trabalhos serão realizados pelas Indústrias Nucleares do Brasil, que afirmou a proposta de tornar o Brasil um país exportador autossuficiente no concentrado de urânio.

Após cinco anos em inércia, a mineração de urânio será retomada no município de Caetité, no sudoeste da Bahia. A autorização para exploração do material foi oficializada na última terça-feira (1º), durante uma cerimônia que contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além de outras autoridades.

O mineral extraído na região serve de combustível para usinas nucleares de Angra dos Reis, e será enviado para enriquecimento na unidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Resende, no Rio de Janeiro. A mineração ocorrerá na Mina do Engenho.

Os trabalhos serão realizados pela INB, que afirmou a proposta de tornar o Brasil um país exportador autossuficiente no concentrado de urânio. De acordo com a assessoria da empresa, a meta é alcançar 260 toneladas de urânio no Brasil em 2022.

Mesmo com a exploração suspensa em Caetité, a mineradora foi condenada a pagar R$100 mil por discriminação na segurança dos funcionários na cidade em janeiro de 2019. Jornal da Chapada com informações do G1 Bahia.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios