O Reino Unido começa nesta terça-feira (8) a vacinar sua população contra a covid-19 com o imunobiológico desenvolvido pelo grupo farmacêutico norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, e se torna o primeiro país ocidental a iniciar a sua campanha de vacinação.
O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, diz que se trata de um “momento histórico”, referindo-se à data como o “Dia V” [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial].
Em comunicado divulgado no fim de semana, Matt Hancock informou que os primeiros grupos que vão receber a vacina serão “os mais vulneráveis e aqueles com mais de 80 anos”, bem como os funcionários de lares e residências seniores e do serviço de saúde público britânico (NHS, na sigla em inglês).
A primeira pessoa a ser vacinada no país foi Margaret Keenan, britânica que completa 91 anos na próxima semana. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo”, comentou. Keenan vai receber uma segunda dose em 21 dias.