Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Maior pau-brasil do país é encontrado em Itamaraju; árvore tem mais de 500 anos 7 metros de circunferência

Trata-se de uma descoberta inédita | FOTO: Cássio Vasconcellos/Arquivo Pessoal |

De acordo com o botânico Ricardo Cardim, através de uma publicação em seu perfil do Instagram, o maior pau-brasil do país foi encontrado na cidade de Itamaraju, sul da Bahia, com mais de 500 anos e 7,13 metros de circunferência. A descoberta da árvore ocorreu em novembro, no assentamento Pau Brasil.

Antes desse registro, Cardim já havia catalogado, em 2018, outro pau-brasil na mesma cidade, que até então era o maior do país, com 4,30 metros de circunferência. No entanto, após um morador do assentamento comentar sobre a existência de outra árvore, ainda maior do que a registrada em 2018, a equipe do botânico voltou ao local e confirmou a informação.

Na postagem, Ricardo comentou sobre a descoberta e disse que é raro encontrar um espécime com essa idade. “Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até́ então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos”, disse o Ricardo Cardim.

“Dia 22 de novembro nossa expedição registrou, junto aos moradores locais, uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis que não existe em registros históricos ou atuais. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica”, acrescentou.

Segundo Cardim, trata-se de uma descoberta inédita. “Essa árvore está extremamente ameaçada e vulnerável, precisa ser conhecida e divulgada como patrimônio mundial”, concluiu na postagem. Jornal da Chapada com informações do G1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas