O músico e compositor Elomar Figueira Mello surpreendeu o público online da Virada Cultural, em São Paulo, ao dizer que o coronavírus é comunista. O evento, que aconteceu no último sábado (19), deixou o público decepcionado. No final de sua apresentação, depois de agradecer, Elomar disse: “Mesmo dentro de uma crise de um vírus comunista desgraçado, como esse que tá aí”.
A reprodução do discurso que o vírus da covid-19 é fruto de uma estratégia chinesa de dominação mundial fez o público reagir nos comentários da ‘live’. “Um ser humano complexo e complicado”, escreveu um dos espectadores. “Sério que ele disse que o vírus é comunista?”, perguntou outro internauta.
Segundo o site Avoador, a primeira pessoa a publicar que o vírus da covid-19 foi produzido em laboratório chinês foi o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso na última sexta-feira (18) pela Polícia Federal, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ele já cumpria prisão domiciliar no inquérito que apura o financiamento de atos antidemocráticos, mas descumpriu a decisão e por isso teve sua prisão preventiva decretada.
O artigo assinado por Eustáquio foi publicado no portal ‘Agora Paraná’, teve mais de 8 mil compartilhamentos no Facebook e, utiliza como “base” um vídeo de 2015 da emissora italiana Rai informando que cientistas chineses estavam testando a reação de um vírus em animais.
A revista especializada ‘Nature Medicine’ mostrou que o vírus surgiu de mutações na natureza. Os pesquisadores analisaram o genoma do vírus e chegaram à conclusão de que, provavelmente, ele é resultado da seleção natural.
“Lamentável saber que o menestrel, antes isolado na Casa dos Carneiros, agora se informe pelas antenas paranóicas das fake news”, conclui o jornalista, autor do site, e admirador do artista. Jornal da Chapada com informações do site Avoador.