Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sesab interdita Hospital de Lençóis depois de denúncia da prefeita e ex-gestão rebate críticas

O hospital do município chapadeiro foi interditado no dia 7 de janeiro | FOTO: Divulgação |

A Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA) interditou o Hospital Municipal de Lençóis, na Chapada Diamantina, no dia 7 de janeiro, após a repercussão de publicação feita pela prefeita eleita, Vanessa Senna (PSD). Ela denunciou a degradação do hospital com imagens das instalações em seu perfil de rede social, três dias após ser empossada.

A ex-gestão do município, se defende a respeito da situação e alega privilégio de Vanessa por ter o senador Otto Alencar (PSD), apoiando sua gestão. O ex-prefeito Marcão, do Republicanos, diz que “durante toda sua gestão foi solicitado a reforma do hospital de Lençóis, e nunca foi ouvido. Bastou Vanessa Senna, que é ligada ao senador Otto Alencar, assumir a prefeitura, para a Sesab interditar o Hospital”, responde.

Lençóis já registrou sete mortes por causa da pandemia de covid-19 | FOTO: Montagem do JC/PML |

“A prefeitura não reformou a unidade porque não havia recursos para isso, mas buscamos por várias vezes e nada. Nem uma ambulância, que foi distribuída para vários municípios, nós recebemos”, alega o ex-prefeito em relato enviado ao Jornal da Chapada.

Marcão também falou com a reportagem e disse, em entrevista, que “a gestão foi feita com perseguições. Na minha administração, diversas vezes, pedi que fosse fechado o Hospital, mas não tive sucesso. Sempre achei uma vergonha. A estrutura tem que ser derrubada. Em 2009, cheguei a fazer um projeto para parte superior, mas o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reprovou. Foi feito auditoria e eu pedi pra fechar e não foi fechado”, explica Marcão.

Vídeo sobre a situação da covid em Lençóis divulgado pela nova prefeita

O ex-gestor ainda salienta: “’Eles’ [a atual gestão] contrataram mais de 12 pessoas da minha gestão. Segundo a nova prefeita Vanessa Senna, “um local provisório para instalar o Hospital, até encontrar o local definitivo, já está sendo providenciado”. A intenção é que a unidade funcione 24 horas para atender a população.

Em resposta às denúncias da antiga gestão, sobre a desorganização da prefeitura sobre a atualização de dados do boletim diário (lembre aqui), a prefeita gravou um vídeo explicando sobre a situação e disse que “não houveram os boletins por questão de responsabilidade. Afinal, não podemos inventar números e maquiar os dados. Mas a equipe da prefeitura está trabalhando e já está atualizando os dados”, afirma. Lençóis já contabiliza sete óbitos por complicações de covid-19. Os dados são do último boletim diário de domingo (10).

Mais informações do ex-gestor
O ex-gestor Marcão procurou o Jornal da Chapada para falar mais sobre o assunto. Ele diz que o vídeo da prefeita Vanessa “não passa de ato para criar repercussão e chamar atenção do governo do Estado para a precariedade que encontra o hospital e toda saúde do interior”. Também aponta que “a conclusão da auditoria feita nos números de covid, não foi divulgada, o que pede a transparência pública”.

Marcão explica que a atual prefeita manteve no cargo a mesma coordenadora da vigilância epidemiológica do governo dele. E também diz que “os mesmos dados foram mantidos no boletim”. Para o ex-prefeito, o hospital de Tanquinho, distrito de Lençóis, é um sonho da população para inauguração. “Deixei uma lavanderia completa para ser instalada e um aparelho zero de Raio-X, que ambos custam quase R$1 milhão, e nunca foram instalados por falta de estrutura física na unidade hospitalar”, completa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas