Após Donald Trump incitar apoiadores a marchar em direção ao Capitólio, onde ocorria a cerimônia de confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições de novembro do ano passado, representantes do Partido Democrata apresentaram, nesta segunda-feira (11), um pedido de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos.
Os democratas acusam Trump de incitar uma “insurreição” que culminou na invasão na sede do congresso americano. Trump discursou pouco antes da invasão, o que os democratas apontam como um ponto em que o republicano insuflou e encorajou os apoiadores a cometerem o crime.
25ª emenda
A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, afirmou neste domingo, 10, que antes de um pedido formal de impeachment, tentaria aprovar uma resolução pedindo que o vice-presidente, Mike Pence, removesse Trump da presidência.
A resolução pede a Pence que considere o que é proposto pela 25ª emenda constitucional, que permite a remoção se o presidente for considerado incapaz de cumprir suas funções e deveres do cargo.