Quase oito mil quilômetros atravessando 11 estados do Brasil, os cicloviajantes Djoe Rosa e Íris Magalhães escolheram como destino a Chapada Diamantina. As experiências do projeto ‘Coragem na Bagagem’ foram compartilhadas no último sábado (9) no programa Mosaico Baiano, da Rede Bahia (Globo).
Foram três anos de estrada para o casal e os dois deram início à viagem em fevereiro de 2017, quando saíram de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para cruzar o Brasil.
Eles disseram que combinam ficar nos lugares por apenas 15 dias e, além de trabalhar com atrações musicais, por onde passam, trabalham com limpeza, elétrica e venda de comidas.
“A gente tenta ficar no local só o tempo suficiente para conhecer bastante da cultura, e, também, para trabalhar. Temos um combinado que é de passar 15 dias em um lugar, porque se não começamos a fazer uma rede de amigos, e para viagem continuar, precisamos ficar no máximo este período”, conta Djoe.
Dentre os lugares mais incríveis por onde passaram, eles citam a Chapada Diamantina. “Já cruzamos a Bahia inteira e já damos duas voltas na Chapada Diamantina, passamos por Jequiriçá, Baixo Sul e, agora, em Salvador. É uma vida muito intensa, ou você gosta ou você volta pra casa”, completa Íris Magalhães.
Mais uma aventura
Outra história é a de Marcelo Alves, que viajou de ‘bike’ da cidade de Vitória, no Espírito Santo a caminho da região chapadeira. Ele tem um canal no YouTube, que se chama ‘Girando nas Gerais’, para acompanhar suas pedaladas.
“Olá pessoal! Chegarei de bike entre os dias 8 e 12 de janeiro a Lençóis. Se alguém tiver algum grupo e for fazer ‘caminhada’ nesse período me coloco à disposição”, disse Marcelo Alves em suas redes sociais.
Jornal da Chapada