A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registra em boletim epidemiológico mais um óbito por complicações causadas pelo novo coronavírus e mais 52 novos casos de covid-19 nas últimas 24h. De acordo com o quadro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (14), 2.991 pessoas foram confirmadas com covid desde o começo da crise sanitária. São 293 ativos e sobe para 47 o número de mortos.
Além disso, dos casos acumulados são computadas 2.358 pessoas curadas. São 593 casos sendo monitorados e 300 pessoas foram enquadradas com suspeita da doença. O número de testes realizados somam em 11.416 e no mapeamento por localidade foram identificados 31 bairros da zona urbana com casos ativos, são: ‘Centro’ e ‘São João’, registrando o maior número de infectados, 42 casos em cada localidade, ‘Independente’ com 20 e ‘Caititu’ com 19 pessoas contaminadas.
Na zona rural, as localidades com casos confirmados são três: ‘Alto Vermelho’, ‘Itaíba’ e ‘Guaribas’ com um caso em cada. Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 75% ocupados. Dos 20 leitos clínicos, cinco estão ocupados com a taxa de 25% atualmente.
A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando para minimizar os efeitos causados pela crise do novo coronavírus em Itaberaba e região e pede a todos que façam o uso de máscaras, mantenham os cuidados com a higiene e evitem aglomerações. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.
Jornal da Chapada