CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Fechamento de colégio da rede estadual em Itaberaba é uma demanda do governo do ex-prefeito João Filho

Trata-se de uma solicitação realizada por meio de ofícios enviados à Secretaria Estadual de Educação (SEC), pelo ex-prefeito João Filho e as ex-secretárias de Educação, Eliana Morais e Jocielma Silva, nos anos de 2012 e 2013, respectivamente.

O meio político parece querer desgastar o atual prefeito reeleito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), por conta da notícia do fechamento do Colégio Estadual Liberdade, localizado no ‘Centro’ do município, que é o portal de entrada da Chapada Diamantina. A informação foi veiculada na última quinta-feira (14).

A ação integra o processo de municipalização realizado pelo Governo da Bahia, por meio de Termo de Parceria entre estado e município, que é conduzido pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE 14) e pela Secretaria Estadual de Educação (SEC).

No entanto, trata-se de uma solicitação realizada, por meio de ofícios enviados a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), pelo ex-prefeito João Filho e as ex-secratárias de Educação, Eliana Morais e Jocielma Silva, nos anos de 2012 e 2013 respetivamente.

O interesse de reordenação da rede, incluía o Colégio Estadual Centenário e o Colégio Estadual João XXIII, em um primeiro ofício de 23 de outubro de 2012. Segundo consta no documento, interesse foi em razão ao “significativo fluxo de alunos da rede municipal de ensino”. A justificativa era de “favorecer maior aproximação das famílias dos discentes que residem nas imediações das escolas.

Em outro ofício, de 25 de setembro de 2013, reforça o interesse de reordenamento das redes de ensino e inclui o Colégio Estadual Liberdade, destacando a prioridade em municipalizar. Vale ressaltar, que o colégio Centenário ainda não havia sido incorporado ao município, devido a uma mobilização realizada à época pelo cidadão Renival Sampaio França.

O eletrotécnico é morador de Itaberaba e criou um abaixo assinado e pediu a intervenção política do deputado federal Afonso Florence (PT-BA). Há quem faça política partidária com a educação, atribuindo a municipalização das unidades escolares de Itaberaba a um pedido do município, realmente, pelo menos é o que demonstra as solicitações que o Jornal da Chapada têm acesso, dos anos de 2012 e 2013.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios