Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Moradores do Vale do Capão desabafam sobre situação de descaso de turistas em atender protocolos contra covid

Ainda foi reiterado o pedido para a instalação do sinal no Vale do Capão, em Palmeiras | FOTO: Divulgação |

“Vou falar muito sério para estas pessoas que estão no Vale do Capão, moradores ou visitantes que não usam máscaras e não seguem nenhum protocolo de prevenção contra covid-19. Se eu souber de algum caso desses, eu vou divulgar. Tudo bem que as pessoas tenham o livre arbítrio de ficar doentes e, até mesmo, morrer, mas não de colocar a vida dos outros em perigo”.

Foi dessa forma que moradores do Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, expuseram em redes sociais a situação de desobediência por parte de turistas e moradores. Eles não atendem aos protocolos de segurança sanitária, exigidos pelo Ministério da Saúde, em tempos de crise pandêmica por causa da covid-19.

“Hoje tive que ir à farmácia comprar remédios, pois, infelizmente, sofro com comorbidades e fiquei estarrecida com a quantidade de turistas sem máscaras que o Vale está recebendo. Não sei até que ponto as pessoas estão alienadas”, reclama outra moradora.

Após reabertura gradual do Parque Nacional da Chapada Diamantina e publicações de influencers, parlamentares, atores e cantores, em pontos turísticos na Chapada Diamantina, turistas parecem não acreditar que ficar longe da zona urbana, em um local afastado e de natureza exuberante, possa acontecer a propagação do novo coronavírus. De acordo com denúncias, moradores e comerciantes locais “estão com suas portas abertas, sem atender às regras de distanciamento social e demais protocolos”.

Outro comentário nas publicações, chama atenção dos poderes públicos em controlar o acesso com barreiras e responsabilizar as pessoas, turistas e moradores, que não estão atendendo às medidas de segurança. “Denunciar à quem, não tem entidades competentes para receber essa denúncia e tomar providências. Somos órfãos do poder público”, desabafa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas