Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Imunização contra a covid começa com três pessoas recebendo a primeira dose da CoronaVac em Itaberaba

O médico Hélio Ribeiro de Barros, de 86 anos, foi o primeiro a ser vacinado no município chapadeiro | FOTO: Divulgação/PMI |

Após a apresentação do Plano Municipal de Vacinação, a prefeitura de Itaberaba iniciou nesta quarta-feira (20) a primeira fase de imunização contra a covid-19 no município portal de entrada da Chapada Diamantina. As primeiras 522 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), começaram a ser aplicadas em profissionais que atuam na linha de frente durante a pandemia e nos idosos acima de 75 anos e que vivem em instituições de longa permanência. Itaberaba registra 51 óbitos por complicações causadas por coronavírus.

Hélio Ribeiro de Barros, de 86 anos, médico que atuou durante 60 anos no município, foi a primeira pessoa a ser vacinada. Aos 89 anos, dona Edelzuita Barbosa da Silva também recebeu a primeira dose da vacina. A técnica de enfermagem Antônia Celestina de Jesus, de 40 anos, foi a primeira profissional de saúde do município a ser imunizada no município. Antônia atua nos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, desde o início da crise sanitária. Para Antônia, é uma grande emoção receber a dose da vacina. “É um momento sonhado por todo mundo e é um privilégio ser escolhida para representar meus colegas de profissão, agradeço a Deus pela vacina ter chegado até nós”.

O prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) estava presente no momento da imunização e também destacou a importância da vacinação. “A chegada da vacina nos deixa esperançosos e, sem dúvida, é o momento mais esperado pela população. Sabemos que agora estamos perto de vencer a guerra contra o coronavírus, mas não podemos deixar de tomar todos os cuidados, seguindo com o uso de máscara e o distanciamento social. Vamos continuar lutando para que a vacina chegue para todos o mais breve possível”, disse o prefeito.

O secretário da Saúde, João Rodrigues, explicou os próximos passos da imunização. “Com o envio das doses iniciais que recebemos, vamos priorizar quem está, dia a dia, na linha de frente, no pronto atendimento, e os idosos acima dos 75 anos. Assim, estaremos prontos para dar continuidade a esse processo com a chegada das próximas doses”, afirmou. O município chapadeiro registra três óbitos por complicações da covid-19 em três dias consecutivos. Os dados atualizados, disponibilizados através da Secretaria Municipal de Saúde, junto com a equipe de Vigilância ao combate ao vírus, contabiliza o total de 51 óbitos e 332 pessoas que seguem com o vírus ativo.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, durante cerimônia | FOTO: Divulgação |

Mais 34 pessoas foram confirmadas com a doença infectocontagiosa nas últimas 24h, e o número de acumulados somam 3.232 pacientes que contraíram o vírus, sendo que 2.849 já estão completamente curados da infecção provocada pelo coronavírus. Sobre os casos monitorados, os que tiveram contato com suspeitos ou confirmados, o quadro epidemiológico registra 583. São 251 pessoas que seguem aguardando resultados de exames para detectar o vírus, além de 11.866 testes realizados, entre testes rápidos e via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

O quadro da epidemia em Itaberaba apresenta as localidades das zonas urbana e rural com número de infectados por covid-19. Na zona urbana, as localidades que mostram o maior número de pessoas infectadas são ‘São João’ com 49 pessoas contaminadas, ‘Centro’ com 42, ‘Caititu’ tem 30 pessoas e ‘Independente’ com 26 casos. Já na zona rural, são seis as localidades. ‘Salina’ com quatro casos e ‘BR-242’, ‘Formosa’, ‘Lagoa do Arroz’, ‘Travessão’ e ‘São Vicente’ estão com um caso em cada.

Da taxa de ocupação de leitos hospitalares, o boletim oficial diário computa 75% da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), sendo 15 leitos ocupados e cinco disponíveis. Dos 20 leitos clínicos ofertados, são 17 disponíveis e três ocupados, levando a uma taxa de 15% de ocupação. A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas