Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Seis cachoeiras no Vale do Capão para você conhecer durante visita ao coração da região chapadeira

A cachoeira da Fumaça, segunda mais alta do Brasil com 340 metros de altura, é uma das mais visitadas da região | FOTO: Dmitri de Igatu |

O Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, no município de Palmeiras, coração da Chapada Diamantina, é conhecido mundialmente pelas suas belezas e exuberância natural. É um verdadeiro vale das cachoeiras.

Berço da segunda maior cachoeira do Brasil, a Fumaça, com queda d’água de aproximadamente 400 metros, o Vale traz em seus mistérios, outras cachoeiras imponentes e cada uma delas representa um pedacinho desse lugar encantador.

Cachoeira do Riachinho fica dentro de um parque municipal e está fechada por causa da pandemia | FOTO: Divulgação |

A trilha da Cachoeira da Fumaça, citada acima, pode ser vista logo na entrada do Vale do Capão, na região dos ‘Campos’. Ao admirar as montanhas, pode se ver o caminho que leva a um dos pontos mais visitados da Chapada.

A caminhada tem a duração de 90 minutos subindo a trilha e mais 30 minutos até chegar e poder experienciar, para os mais seguros, deitar ou sentar na famosa pedra, registrada nas fotografias por todo o mundo, próxima à queda d’água. Uma incrível experiência.

Cachoeira do Rio Preto atrai quem gosta de um bom banho sem precisar andar muito | FOTO: Arquivo/Chapada Trip |

Outra Cachoeira, bastante frequentada pelos turistas, é a do Riachinho, com o pôr do sol esplêndido entre o imenso vale, visto do poço, excelente para banho, e a queda d’água de 12 metros. No entanto, esse atrativo está fechado por causa da pandemia de covid-19.

De fácil acesso, o local faz parte da preservação do Parque Natural Municipal do Riachinho, por isso é cobrada uma taxa simbólica para visitação. Escolhida frequentemente por grupos de famílias, o local tem estrutura para descida e subida bem segura para os visitantes, além de todo suporte dos orientadores da unidade de preservação.

A queda fica na região do ‘Bomba’ e, para chegar, é preciso uma caminhada moderada até o local | FOTO: Blog Por Onde Andei |

A cacheoira do Rio Preto também faz parte desse lugar incrível. Uma verdadeira piscina de pedras com um lindo poço e pontos de quedas d’água perfeitos para aliviar as tensões no corpo. Uma caminhada de 40 minutos e uma pequena escalada na volta, garantem a revigorada e a disposição para a próxima caminhada.

Outra cachoeira que pode ser visitada no Vale do Capão é a ‘Purificação’. A trilha até a cachoeira é tranquila, passando pelo poço das Angélicas, também deslumbrante em sua simplicidade, até chegar na Cachoeira da Purificação.

Cachoeira das Rodas no Vale do Capão | FOTO: Divulgação |

A temperatura da água é mais fria comparada as outras e, para isso, um motivo, o que torna mais especial e mágico o lugar. Os raios do sol somente tocam as águas, entre 11h e 12h. O caminho pode ser feito de carro até o bairro do ‘Bomba’ e, a partir desse ponto, inicia a trilha de duração entre 40 e 60 minutos.

Cachoeira das Rodas é uma outra opção para quem está viajando com crianças. Ótimo para tomar banho de sol nas pedras, tomar banho nas poças d’água e admirar a força do paredão de pedra que acompanha a margem das águas.

O Poço do Gavião é um dos locais mais incríveis para banho | FOTO: Reprodução/Trip Advisor |

O Poço do Gavião é uma opção para quem está disposta a caminhar um pouco maios. O maior poço do Vale tem 100 metros de extensão e duração de duas horas de caminhada para chegar no poço, cerca de 6 km. A vista alcança o ‘Morrão’ outro ponto turístico local.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina reabre gradualmente para atender todos os
protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Os turistas estão sendo orientado pelos guias locais e o acesso somente é permitido com uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas