Um dos mais famosos pontos turísticos do Vale do Capão, distrito de Caeté-Açu, no município de Palmeiras, a Cachoeira do Riachinho foi reaberta aos turistas e aos moradores da região. O acesso é permitido por meio de valor simbólico de R$12 e R$6, para preservação e segurança do local. Os idosos são isentos de taxa para acesso.
A guia turística local Paloma Palomitxa, credenciada pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), além de anunciar a abertura em perfil de rede social, lembra aos visitantes algumas “regrinhas de preservação”.
“Somente será permitido o acesso, com o uso obrigatório de máscara no percurso e permanência no local, só permitido retirar no momento do banho, mas não esqueça de manter o distanciamento”, explica a guia, incentivando aos visitantes ao cuidado ao próximo. “Vamos nos cuidar e cuidar do outro”.
O Riachinho fica localizado na estrada entre Palmeiras e o Vale do Capão e, para ter acesso, são apenas 500 metros de descida. É um dos locais mais belos para contemplação do pôr do sol na região, além do visitante ter a oportunidade de se banhar embaixo da queda d’água, e depois nadar no poço do Riachinho. O local é bastante procurado por famílias que visitam a Chapada.
O retorno do turismo no local teve início no final do ano de 2020, com a reabertura gradual dos principais pontos de visitação, todos exigem os protocolos de segurança, de acordo com o Ministério da Saúde, como o uso de máscaras durante as trilhas e limitação de grupos de até 10 pessoas.
Jornal da Chapada