O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, continua com o processo de vacinação contra a covid-19 de profissionais da saúde. A Secretaria de Saúde informa que “os profissionais de saúde do Hemoba e do Instituto do Rim de Itaberaba já receberam a primeira dose do imunizante contra coronavírus. “Mais pessoas imunizadas significa mais esperança no enfrentamento à pandemia”, aponta a prefeitura em nota nas redes sociais.
Nas últimas 24h, o boletim epidemiológico de Itaberaba contabilizou mais 44 novos casos de covid-19. O número de pessoas curadas da covid soma 3.173. Os dados apresentados nesta quinta-feira (28) apontam que 292 pessoas seguem com o vírus ativo no corpo. As informações foram consolidadas até as 17h da última quarta (27) pela pasta de saúde e pela equipe de Vigilância Epidemiológica.
O número de óbitos continua em 56 casos e 584 pessoas recém-chegadas na cidade, que tiveram contato com infectados ou suspeitos, seguem monitoradas. Desde o começo da crise, 3.521 pessoas já foram contaminadas com a doença. Ao todo, foram realizados mais de 12.362 mil testes para detectar a presença do vírus no paciente.
Sobre os casos nos bairros da zona urbana, ‘Centro’ tem 32 pessoas com o vírus ativo, ‘São João’ tem 17, seguido de ‘Jardim de Palmeiras’ com 22 casos e ‘Caititu’ que tem 27 pessoas infectadas. O quadro epidemiológico ainda disponibiliza dados da zona rural do município e na região e localidade do ‘KM 8’ tem dois casos, ‘Cajás’, ‘Salinas’ e ‘BR-242’, com um caso em cada.
Das taxas de ocupação, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está com 80% das vagas preenchidas, sendo 16 ocupadas e quatro disponíveis, dos 20 leitos clínicos, 25% estão ocupados, com cinco ocupados e 15 disponíveis. A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.
Jornal da Chapada