A prefeitura do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, avança na produção de leite e laticínios e amplia ações da área de saúde para atender a população da sede e da zona rural. Essas foram algumas das ações realizadas durante a semana pela gestão do prefeito Hermínio José Mercês (PP), o popular ‘Corró’.
No setor de agricultura, o presidente da Cooperativa dos Produtores de Leite do Médio Paraguaçu (Coopertam), Márcio Souza, e sua equipe, junto com o secretário municipal de Agricultura, Milton Ribeiro, receberam o responsável da empresa MLT Construções, que iniciará as obras para produção de laticínios no município chapadeiro.
E a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde intensificam as ações de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Umas delas, é orientar a população sobre os cuidados que deve tomar para que seja erradicado o vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.
Dentre as orientações, a população “deve eliminar água parada, não deixar lixos nos quintais como garrafas, pneus, caixas d’agua destampadas, e quaisquer recipientes que possam acumular água. Em períodos chuvosos, redobrar os cuidados, colocar areia nos pratinhos de planta e manter as calhas sempre limpas, para não acumularem água”.
Ainda na área de saúde, o atendimento da atenção básica foi na localidade de ‘Lajedinho’. Além do acolhimento, foram realizados pelos profissionais testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Também teve atendimento médico e de enfermagem, preventivo, puericultura e vacinação.
“Na sala de espera, abordamos sobre a importância de continuarmos usando máscara e a forma correta de usá-las. A importância da higienização das mãos e o uso de álcool gel. Aproveitamos para distribuir máscaras para os usuários presentes e entregamos para os familiares”, aponta nota da pasta municipal de saúde ao se referir à pandemia de covid-19.
Jornal da Chapada