Dados divulgados no boletim oficial (veja aqui) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA) revelam taxas de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos municípios de Seabra e Itaberaba, localizados na Chapada Diamantina e Irecê, na Chapada Velha. Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (3), o Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, apresenta 80% de ocupação de leitos de UTI, o que equivale a quatro internações dos cinco leitos disponíveis.
Ainda conforme informações, o HRC disponibiliza um total de 15 leitos, sendo 10 leitos clínicos com ocupação de 20% e cinco UTIs. Seabra registra sete óbitos por complicações da doença e ressalta “que o número de casos confirmados entre o município e estado continua divergindo. Porém, a equipe de Vigilância Epidemiológica atualiza diariamente a base estadual”. Reforça também que todos os casos suspeitos ou confirmados da covid devem seguir os protocolos publicados pelo Ministério da Saúde.
Já em Itaberaba, o boletim do município desta quarta apontou para 80% de ocupação, ou seja dos 20 leitos, 16 estão com pessoas internadas com quadro de covid-19. Já na plataforma da Sesab, os números não estão sincronizados, eles mostram que a taxa de ocupação no Hospital da Chapada se encontra em 90%, sendo 18 pessoas internadas. O município chapadeiro apresenta de 57 óbitos desde o início da pandemia.
No Hospital Regional Doutor Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, a unidade dispõe de 10 leitos de UTI. Segundo informações da pasta da Saúde do estado, oito leitos estão ocupados, o que representa 80% de taxa de ocupação de UTIs. O município contabiliza 53 mortes por covid-19 até o último boletim divulgado pelo município.
Jornal da Chapada