Mais uma morte por complicações da covid-19 foi registrada pelas equipes de saúde do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Esse é o terceiro dia seguido que o boletim epidemiológico diário apresenta óbitos. O número de pessoas que perderam a luta contra o novo coronavírus chega a 60.
Os dados foram divulgados neste sábado (6) pela prefeitura de Itaberaba e ainda computa mais quatro casos positivos da doença infectocontagiosa em 24h. O número de pessoas curadas se manteve estável em 3.454 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos, 247 atualmente.
Desde o início da pandemia, 3.761 pessoas já foram infectadas. O quadro pandêmico de Itaberaba expõe que 256 pessoas estão com suspeita da doença e 503 casos são monitorados. Quase 13 mil testagens já foram realizadas no município.
Os dados do boletim foram consolidados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e pela Coordenação de Vigilância em Saúde e da Câmara Técnica até 17h da última sexta-feira (6). No mapeamento por localidade, 30 bairros apresentam casos ativos da zona urbana são: ‘Centro’ com 37, ‘São João’ com 33, ‘Pé do Monte’ com 18 e ‘Derba’ com 14.
Já na zona rural, o boletim identifica quatro localidades. ‘Salinas’ tem cinco casos, ‘Guaribas’ tem dois, ‘Ipuera’ e ‘Região das Cajás’ estão com um caso ativo em cada. Sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos clínicos no município, dos 20 leitos de UTI, 18 estão ocupados, o que representa uma taxa de 90%. E dos 20 leitos clínicos, todos estão disponíveis.
A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos, e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus. Caso tenha sintomas gripais, procure a UPA 24h.
Jornal da Chapada