CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Documentário sobre Piatã volta a circular nas redes e mostra potencial cultural e econômico do município

As imagens registram depoimentos de moradores sobre a época em que viveram, quando eram jovens pois fatos históricos de projeção nacional aconteceram por lá.

Um vídeo sobre Piatã, na Chapada Diamantina, intitulado por ‘Piatã, menina dos olhos da Bahia’, de aproximadamente 30 minutos, volta a circular nas redes sociais. O documentário foi dirigido por Gabriela Nery há aproximadamente 19 anos, o mesmo foi tema de conclusão do curso de Comunicação e foi utilizado como plano de Marketing Cultural para o município chapadeiro. No período, Piatã ainda era pouco explorado turisticamente, mas já sendo notado como grande potencial econômico no ecoturismo e na agroindústria.

O filme registra depoimentos de moradores sobre a época em que viveram, quando eram jovens pois fatos históricos de projeção nacional aconteceram por lá. Do ano que o documentário foi produzido muito já foi alterado. Atualmente, Piatã é administrada pelo prefeito Marcos Paulo Santos Azevedo (PDT) e tem ganhado visibilidade internacional, com a cultura do café em principal concurso de qualidade para café do mundo, o ‘Cup of Excellence’. Ficou entre os primeiros lugares na Chapada Diamantina, com avaliação 6.6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Já recebeu cerca de R$20 milhões em 2020 por Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) – os royalties da mineração, conforme informações da Agência Nacional de Mineração (ANM), para ser gastos em melhorias na sede e na zona rural. Sua população estimada em 2020, segundo o IBGE, é de quase 17 mil habitantes. É o município mais alto e frio do estado da Bahia. Com 1.280 metros de altitude na sede, superando outros municípios serranos baianos, Piatã ainda conta com povoados e distritos com altitudes ainda mais altas, podendo ascender e exceder os 1.500 metros de altitude.

Jornal da Chapada

Veja aqui o vídeo

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios