Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vereador de Ituaçu se reúne com promotor e pede solução para o não pagamento da Lei Aldir Blanc

De acordo com os artistas, o município tem um vice-prefeito, "mas que é decorativo" | FOTO: Divulgação |

Para buscar uma solução para o não pagamento dos recursos da Lei Aldir Blanc no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, o vereador Marcio Aparecido, o popular ‘Marcinho de Noe’ (PL), se reuniu com o promotor de Justiça Millen Castro, nesta sexta-feira (12), após envio de ofício que solicitava uma audiência para tratar sobre assunto. Os artistas questionam o não pagamento do auxílio emergencial direcionado a eles no município administrado pelo prefeito Phellipe Brito (PSD). O recurso da Lei Aldir Blanc é de R$162.151,60, conforme consta no edital e foi empenhado ainda na gestão anterior.

“Diante da crise sanitária causada pela pandemia global, os artistas de Ituaçu estão passando por situações precárias de sobrevivência. Diversas famílias que sobreviveram da arte e da cultura no município estão sendo afetadas pelo não pagamento da premiação”, aponta o vereador Marcio. Ainda segundo o edil, conforme áudio enviado ao Jornal da Chapada, o promotor enviará um ofício solicitando esclarecimentos do não pagamento do benefício para os artistas homologados.

O vereador Marcio Aparecido, o popular ‘Marcinho de Noe’ se reuniu com o promotor | FOTO: Divulgação |

“Conversei com doutor Millen e ele vai enviar um ofício ao gestor [Phellipe Brito], indagando o porque que não fez o pagamento ainda às pessoas que foram contempladas na Lei Aldir Blanc. Quero ressaltar que isso é fruto do ofício enviado na quarta-feira [10]”, confirma o vereador. Vale ressaltar que o grupo foi habilitado para o recebimento do benefício, no entanto, a atual gestão tem buscado justificativas para o não pagamento do auxílio dos agentes culturais, um dos públicos severamente afetados com a pandemia da covid-19.

De acordo com os artistas, o município tem um vice-prefeito, “mas que é decorativo. Ele não atende o telefone e nem dialoga com a comunidade artística”, assim como o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Chico Rapoza. “É uma falta de respeito e um mau exemplo para os artistas da cidade de Gilberto Gil e Moraes Moreira para o Brasil e para o mundo. O prefeito está nesse impasse acusatório que não pagou porque o Projeto de Lei foi votado errado no Câmara”, aponta um dos artistas, que foi prejudicado com o não pagamento do benefício.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Prefeitura de Ituaçu atrasa pagamento aos habilitados em edital de apoio cultural via ‘Lei Aldir Blanc’

#Chapada: Artistas de Ituaçu contemplados na ‘Lei Aldir Blanc’ estão indignados com a demora no pagamento e cobram posição da prefeitura

Sair da versão mobile