• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Chapada: MP autua gestão municipal de Ituaçu sobre o não repasse de verba da Lei Aldir Blanc para os artistas

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
11 agosto 2021 - 15h30
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política, Top
0
#Chapada: MP autua gestão municipal de Ituaçu sobre o não repasse de verba da Lei Aldir Blanc para os artistas

Existe o receio que o prefeito Phellipe Brito venha a responder por alguma espécie de improbidade administrativa | FOTO: Montagem do JC |

Após reunião do vereador Márcio Aparecido, o popular ‘Marcinho de Noé’ (PL) com o promotor de Justiça, Millen Castro, na última sexta-feira (12), o Ministério Público autuou na última segunda-feira (15) a gestão municipal de Ituaçu, na Chapada Diamantina administrada pelo prefeito Phellipe Brito (PSD). O promotor pede explicações da prefeitura pelo não pagamento do recurso Federal da ‘Lei Aldir Blanc’.

Dentre os assuntos, inclui o possível ato improbidade administrativa que envolvem ‘Violação aos Princípios Administrativos’ e ‘Ato Lesivo ao Patrimônio Artístico, Estético, Histórico ou Turístico’, como consta no documento enviado a redação do jornal. Conforme publicações anteriores (veja aqui e aqui), a gestão sustenta que o edital não foi iniciado da forma correta, e existe o receio que o prefeito venha a responder por alguma espécie de improbidade administrativa.

“Um dos problemas de todo o processo foi o fato dele ter sido conduzido de forma incorreta pela Câmara, sob gestão do antigo presidente, o edil ‘Marcinho de Noé’”, apontou o advogado Helcônio Brito, representante do prefeito, em reunião com a comissão de artistas do município. No entanto, o vereador havia rebatido a narrativa do advogado.

“O recurso da ‘Lei Aldir Blanc’ precisava de uma suplementação, precisava que a Câmara autorizasse o Poder Executivo a pagar vocês [artistas] e o prefeito Adalberto Luz sancionou a lei. O projeto foi para Câmara desde outubro, e tiveram tempo hábil para fazer ajustes e emendas e a maioria decidiu que o projeto fosse aprovado para beneficiar os artistas. O próprio assessor jurídico do prefeito foi quem gravou as reuniões e transmitiu em redes sociais, toda a população teve acesso às reuniões na Câmara”, disse o vereador ‘Marcinho’.

O vereador Marcio Aparecido, o popular ‘Marcinho de Noé’ | FOTO: Divulgação |

O valor total do edital é R$162.151,60, e está empenhado. Os pagamentos estavam previstos para o final de dezembro de 2020. No total, foram homologados 71 cadastros desde o dia 22 de dezembro do ano passado. Em áudio enviado ao jornal, um dos artistas lamenta o não recebimento e acredita que não receberá mais o benefício.

“Acho que esse dinheiro não vai sair mais não. Aqui em Ituaçu ninguém tem vez não, só quem tem vez são os grandões. Eu estava precisando tanto desse dinheiro para comprar meus materiais para trabalhar. A gente pobre não tem vez não”, frisa um dos artistas que tem enfrentado crise sanitária sem recurso que seria indispensável para sua manutenção e de tantos outros artistas.

A reportagem tentou contato com o secretário de Administração e Finanças, Antônio José, no intuito de entender a posição do município, agora com a intervenção do Ministério Público, no entanto, não obtivemos respostas. Sobre meios de contato com o prefeito, o jornal também não obteve êxito. Confira aqui o documento…

Laisa Brito para o Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Vereador de Ituaçu se reúne com promotor e pede solução para o não pagamento da Lei Aldir Blanc

#Chapada: Prefeitura de Ituaçu atrasa pagamento aos habilitados em edital de apoio cultural via ‘Lei Aldir Blanc’

#Chapada: Artistas de Ituaçu contemplados na ‘Lei Aldir Blanc’ estão indignados com a demora no pagamento e cobram posição da prefeitura

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Bahia: Veja a lista dos municípios que terão toque de recolher a partir desta sexta no estado

Próximo Post

#Chapada: Bombeiro de folga resgata motorista após carreta tombar na BR-242 entre Seabra e Ibotirama

Próximo Post
#Chapada: Bombeiro de folga resgata motorista após carreta tombar na BR-242 entre Seabra e Ibotirama

#Chapada: Bombeiro de folga resgata motorista após carreta tombar na BR-242 entre Seabra e Ibotirama

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.