Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitos da região cumprem agenda em Brasília e vão a posse do novo ministro da Cidadania

O novo ministro João Roma e o prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

A semana foi intensa para os prefeitos de Itaberaba e Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, Ricardo Mascarenhas (PP) e Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB). Ambos estiveram em Brasília para cobrar do governo federal o 1% adicional no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, os gestores participaram da posse do novo ministro da Cidadania, o deputado federal licenciado João Roma (Republicamos-BA).

Na agenda de Ricardo Mascarenhas, por exemplo, além de acompanhar e participar diretamente do Plano Municipal de Vacinação contra o coronavírus, o gestor vem acompanhando de perto o andamento de obras importantes no município nas áreas de saúde e educação. Entre elas estão a finalização da Policlínica Regional de Saúde, que em breve será inaugurada, a reforma do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) – que está a todo vapor – e da Creche do Bairro Alamedas das Umburanas, que também está sendo finalizada.

Durante a semana, Ricardo cumpriu uma série de agendas em Brasília. Na capital federal, ele esteve com outros prefeitos como o prefeito Dinho, que é o atual vice-presidente do Consórcio Chapada Fortes. Os dois também cumpriram agendas em diversos órgãos federais para buscar projetos e ações para os municípios.

Como representantes do municipalismo da Chapada Diamantina, Ricardo e Dinho engrossaram o coro em defesa da pauta municipalista nacional, que tem o primeiro item a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017, que trata justamente do 1% adicional no FPM de setembro. Falta apenas a votação em segundo turno pelos deputados federais para a proposta ir à sanção.

O presidente da República Bolsonaro e o novo ministro João Roma | FOTO: Divulgação/EBC |

Posse de João Roma
Para quem ainda não sabe, o novo ministro do governo Bolsonaro é o deputado federal pelo partido Republicanos da Bahia, João Roma, que tem 48 anos e é aliado do ex-prefeito da capital baiana ACM Neto, atual presidente nacional do DEM. O parlamentar assume a vaga deixada por Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que foi deslocado para a Secretaria Geral da Presidência, numa primeira fase da reforma ministerial acordada com aliados. A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União a última sexta-feira, dia 12 de fevereiro.

Novas doses de vacinas contra a covid-19 chegam em Itaberaba | FOTO: Divulgação |

Novas doses para Itaberaba
O município de Itaberaba recebeu mais um lote com 860 doses de vacina. Desse lote, 320 são da Coronavac, que serão destinadas para a segunda dose dos idosos acima de 90 anos, e mais 540 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que serão aplicadas em trabalhadores de saúde e em idosos acima de 80 anos. “Uma notícia que nos traz alegria, porém, é importante reforçar que mesmo trabalhando para imunizar com agilidade a nossa população, até que todos estejam vacinados, é fundamental que a gente continue se protegendo contra o coronavírus”, enfatiza o gestor de Itaberaba Ricardo Mascarenhas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas