Ícone do site Jornal da Chapada

#LeiAldirBlanc: Prosa virtual promove articulação da Rede de Ternos de Reis da região da Chapada Diamantina

A atividade integra o projeto 'Salvaguarda do Reisado de Lençóis: saberes e fazeres das reiseiras da Chapada Diamantina' | FOTO: Ilustrativa/Arquivo/PMI |

O Reisado da Viola e o Terno de Reis de Zabumba, de Lençóis convidam os reiseiros e reiseiras da Chapada Diamantina a participar de uma prosa virtual neste sábado (27), às 19h. A atividade integra o projeto ‘Salvaguarda do Reisado de Lençóis: saberes e fazeres das reiseiras da Chapada Diamantina’.

Nesta prosa, os integrantes dos grupos terão oportunidade de integração, conhecendo uns aos outros e aos ternos da Chapada, para fortalecer uma rede de ternos de reis do território. Serão debatidos os principais desafios e possíveis soluções, pensando em políticas públicas e estratégias de articulação.

Para ter o link de acesso e participar da reunião, o interessado deve mandar e-mail para redereisdachapada@gmail.com. Quem quiser somente assistir, pode acompanhar a transmissão ao vivo no canal do YouTube da Rede de Ternos de Reis da Chapada Diamantina.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal, e tem apoio técnico do Escritório do Iphan em Lençóis. A Rede dos Ternos de Reis da Chapada Diamantina é integrada à Rede da Cultura Popular de Lençóis.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios.

O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. As informações são da Secult.

Serviço
Roda de conversa – Articulação Rede de Ternos de Reis da Chapada Diamantina
Quando: 27 de fevereiro, sábado, 19h
Como participar: solicitar link pelo e-mail edereisdachapada@gmail.com
Transmissão: Canal do YouTube da Rede de Ternos de Reis da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas