CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolíticaTop
Trending

#Chapada: Policlínica Regional em Itaberaba deve ser entregue em maio e prefeitos buscam reforçar o SUS

O gestor do município de Boa Vista do Tupim, o popular ‘Dinho’, foi o primeiro prefeito do Consórcio de Saúde a visitar a Policlínica da Chapada Diamantina construída em Itaberaba; sua visita foi acompanhada pelo atual presidente e prefeito do município Ricardo Mascarenhas.

Com previsão de ser entregue no mês de maio para a população da Chapada Diamantina, a Policlínica Regional instalada pelo governo estadual em Itaberaba deve ser outro equipamento para reforçar o Sistema Única de Saúde e ampliar o atendimento a exames de média e alto complexidade. A unidade será administrada por um consórcio entre os municípios da região. Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Boa Vista do Tupim Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB), foi o primeiro membro do consórcio a conhecer as dependências da policlínica – que está em fase de conclusão.

Ao lado do prefeito de Itaberaba e presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Chapada Unida, Ricardo Mascarenhas (PP), ‘Dinho’ disse que a unidade vai facilitar e diminuir os gastos no setor. Além disso, o gestor chapadeiro informou que serão mais de 15 especialidades médicas na policlínica.

“Estou impressionado com a estrutura que vai atender aos 23 municípios associados. Vamos fortalecer essa inciativa de Ricardo e da união dos prefeitos da região. Como gestor, devemos deixar nossas ideologias de lado e abraçar toda e qualquer iniciativa para melhorar a qualidade de vida do povo. Baratear os custos dos serviços de saúde de alta complexidade e desenvolver nossa região são alguns desses objetivos”, declara o prefeito de Boa Vista do Tupim.

A visita de ‘Dinho’ foi acompanhada de uma comitiva formada pelo vice-prefeito Sávio Bulcão dos Santos (Savinho), pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Mendes, além do presidente do Poder Legislativo, Tal Aragão (DEM), da vereadora Vilma Arruda (PSDB) e do vereador Cal do Iguape (PSDB). Conforme apuração do Jornal da Chapada, a previsão da entrega da policlínica é para maio com a participação do governador Rui Costa (PT).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, destaca que já estão sendo agilizados os processos burocráticos para o pleno funcionamento da unidade de saúde, já que o equipamento vem para cobrir uma lacuna que existe na região de exames e consultas com especialistas. Em funcionamento, 60% do custeio da policlínica serão bancados pelos municípios associados com recursos retirados do Programa de Atenção Básica (PAB) e 40% serão custeados pelo governo da Bahia.

O projeto da Policlínica Regional de Saúde da Chapada foi criado em julho de 2019 por iniciativa do prefeito Ricardo Mascarenhas e com o aval do governador Rui Costa. A iniciativa foi apoiada por 23 prefeitos dos municípios que fazem parte dos territórios de identidades da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu. Durante a visita em Itaberaba, os gestores e demais membros das duas comitivas municipais foram ciceroneados pelo estudante de engenharia civil, Gabriel Silva dos Anjos, que mostrou as instalações e os aparelhos que já estão no local.

Com uma grande área para estacionamento e interior bem dividido, a policlínica dispõe de salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico, logístico e muito mais.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios