A inusitada receita do bolo de tangerina utiliza não só o fruto, mas a sua casca dando um perfume único ao produto. Essa receita, fácil e prática consiste em misturar os ingredientes no liquidificador e então adicioná-los à farinha antes de levar ao forno, o processo de preparo leva menos de 20 minutos e o resultado é incrível (link para a receita).
Janine Vieira, criadora da sobremesa, é confeiteira e nativa de Igatu, distrito de Andaraí, município da região Chapada Diamantina, conhecida também o ‘Machu Picchu baiana’. Muito ligada às suas origens, ela costuma trabalhar com ingredientes nacionais ou sazonais. O fruto escolhido (tangerina) tem sua safra de maio a agosto.
Janine reside em São Paulo há 5 anos e trabalhou no restaurante quatro-estrelas ‘La Frontera’ antes dele fechar suas portas em abril de 2020, devido à pandemia do coronavírus. Isso a motivou a se tornar empreendedora e começar a trabalhar e sua residência. “Comecei, então, a fazer doces em casa sob encomenda para os clientes do restaurante e para algumas pessoas que já conheciam o meu trabalho. Deu super certo e hoje uso o meu nome como marca”, conta.
Especializada em confeitaria pelo Senac de São Paulo, Janine conta que seu apreço por cozinhar começou ainda jovem em sua cidade natal, inspirada por sua mãe, dona de um restaurante, e a tia, proprietária de uma padaria. “Eu estava sempre ajudando elas. Como minha mãe trabalha com cozinha quente e minha tia com pães, via que faltava alguém para fazer os doces. Foi a partir dessa vontade de ‘acrescentar’ que comecei a preparar sobremesas no restaurante da minha mãe”, acrescentou ela.
Dentre os clientes de renome está a chef e ex-jurada do programa MasterChef, Paola Carosella, que em seu aniversário de 48 encomendou um bolo de chocolate. “A Paola era cliente do ‘La Frontera’ e tem uma relação quase familiar com a dona, Ana Massochi. No início da pandemia, ela me encomendou coisas para um chá da tarde e divulgou fotos dos doces. No aniversário dela, produzi o bolo e ela colocou no Twitter. Foi bem legal!”, conta Janine. Jornal da Chapada com informações do portal UOL.