Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Encontro Pedagógico de Itaberaba reúne educadores e debate os desafios do ensino público durante pandemia

O prefeito Ricardo Mascarenhas e a titular de educação Nogma Britto | FOTO: Divulgação/PMI |

Com o tema ‘Repensar, ressignificar e planejar: construindo caminhos para ensinar e aprender’, o Encontro Pedagógico 2021 do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, reuniu educadores e qualificou os debates sobre os desafios, novas políticas e ferramentas para o ensino público em plena pandemia da covid-19. Esse encontro marca a abertura do ano letivo em toda a rede municipal de ensino e teve na programação palestras que abordam assuntos centrais para os profissionais de educação.

A solenidade de abertura, que aconteceu ao vivo, na última terça-feira (2), contou com a participação do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), que falou sobre a importância da educação de qualidade. “Estamos transformando a educação. Não tenho dúvidas de que estamos pavimentando este caminho com muito trabalho e investimentos na melhoria da infraestrutura das escolas, em transporte escolar, no material pedagógico dos alunos e na formação continuada dos docentes. A missão é fazer uma educação cada vez melhor para as crianças e adolescentes”.

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, comandada pela titular Nogma Britto, o objetivo da atividade foi orientar o trabalho pedagógico de gestores, coordenadores e professores, com foco no desenvolvimento de competências, melhorias na qualidade de ensino e aprendizagem, e no uso de ferramentas tecnológicas como forma de se adequar a uma nova realidade de aprendizagem, frente aos novos desafios impostos pelo cenário de pandemia do novo coronavírus.

Quando se referiu ao professor para além de mero mediador de conteúdos, a secretária Nogma Britto ressaltou que “é preciso haver também uma mudança de perspectiva de toda comunidade escolar, incluindo pais e alunos, sobre qual é o papel da escola na formação de cidadãos prontos para o Século XXI”. A pedagoga aponta que informação não é conhecimento e que um aluno exposto a uma avalanche de dados sem nenhuma curadoria ou contexto não chegará aprendizado algum.

“A Escola precisa auxiliar esse estudante a filtrar, interpretar e transformar tanta informação em conhecimento. E o que se espera atualmente do professor é que ele seja, justamente, esse facilitador, fazendo dados ganharem relevância e, assim, virarem aprendizado.” Conclui Nogma Britto. Por conta das medidas restritivas de distanciamento social impostas pela crise sanitária, o evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo, através do canal oficial da prefeitura no YouTube. Quem perdeu pode assistir ao vídeo do encontro aqui nesta publicação.

O início do ano letivo no município acontecerá no dia 8 de março, de forma remota. Dentre os palestrantes, o encontro teve a participação da mestre em Educação e professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Silvana Ferreira da Silva, que fez a palestra de abertura com o tema do evento. Jornal da Chapada com dados de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas