Jornal da Chapada

#Chapada: Guilma Soares revela que Policlínica Regional em Itaberaba é também avanço para a saúde de Nova Redenção

A população da região chapadeira terá acesso a 18 especialidades médicas; o consórcio que vai administrar a unidade de saúde conta com 26 municípios.

A construção da Policlínica Regional de Itaberaba, no portal de entrada da Chapada Diamantina, também será um avanço para a saúde no município de Nova Redenção. Essa afirmação foi reforçada pela prefeita Guilma Soares (PT) e pelo secretário de Governo, Ivan Soares. A unidade vai reforçar o Sistema Único de Saúde nos 26 municípios do Consórcio Interfederativo da Chapada Diamantina.

Durante a reunião, realizada na última terça-feira (2), de forma remota, e comandada pelo presidente da entidade o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), mais três administrações entraram para o consórcio. Na pauta da reunião virtual, assuntos como mudança do estatuto do consórcio, contrato de rateio mensal para o exercício do ano de 2021 e explanação sobre a estrutura da policlínica que está sendo construída em Itaberaba e vai beneficiar mais de 436 mil pessoas.

Representando a prefeita, o titular Ivan Soares participou ativamente do debate virtual e da aprovação de várias medidas. “A policlínica, com sede em Itaberaba, será o maior avanço na saúde chapadeira. São 18 especialidades médicas que estarão disponíveis para os municípios consorciados, de média e alta complexidade, fazendo com que as viagens para Salvador diminuam”. Ivan também diz que entre essas especialidades existe o destaque para mamografia, tomografia, ressonância magnética, raio x e outros exames rotineiros a pacientes em tratamento.

Segue a construção da Policlínica Regional de Saúde em Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

“Nova Redenção, por exemplo, terá um ônibus, para seguir o roteiro de Nova Redenção, passando por Ibiquera e com destino a Itaberaba. A expectativa é que o governador Rui Costa entregue o equipamento tão importante para a região em maio. Será o maior avanço na área de saúde da Chapada. E é por meio desse equipamento que a prefeita Guilma vai proporcionar à população o acesso a várias especialidades, complementando o trabalho que já faz na área de saúde com a atenção básica, com a promoção e a proteção da saúde, além da prevenção de agravos”, completa o secretário.

Durante o encontro, o presidente Ricardo Mascarenhas foi auxiliado na explanação das informações técnicas sobre a manutenção e funcionamento do novo equipamento de saúde regional pelo superintendente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Além do representante da prefeita Guilma Soares e do presidente Ricardo, participaram da Assembleia mais 16 prefeitos, dos 26 associados. Hermínio José Mercês (Corró) de Marcionílio Souza, Zenildo Matos, de Itaetê, Diga, de Abaíra, Joyuson Vieira, de Utinga, Fábio Lago Sul, de Seabra e Elter Bastos, de Wagner.

Também participaram Luciano Pamponet, de Macajuba, Antonio Mario, de Lajedinho, Cláudio Serrado, de Ruy Barbosa, Vanessa Senna, de Lençóis, Ivan Almeida, de Ibiquera, Helder Lopes Campos, de Boa Vista do Tupim, e Ana Medrado, de Mucugê. Essa última, atual vice-presidente do Consórcio. Também foi representado o prefeito de Iaçu, Nixon Duarte. O Consórcio Interfederativo de Saúde da Chapada Diamantina recebeu a adesão de mais três municípios da região. Ipirá, administrado pelo prefeito Edvonilson Silva Santos, o popular Dudy, Boninal, pela prefeita Celeste Paiva, e Iraquara pelo prefeito Nino Coutinho.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas