Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Itaberaba amplia movimento que incentiva população a usar máscara na prevenção da covid

O prefeito do município de Itaberaba Ricardo Mascarenhas | FOTO: Divulgação |

Prefeitos baianos têm se preocupado com o aumento de casos de infecção e, consequentemente, com a lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. Mesmo com todas as comprovações científicas e depois de um ano de pandemia, há pessoas destemidas que não usam o item de segurança ou até mesmo questionam sua eficácia. Portanto, os chefes do Executivo municipal estão usando as redes sociais para disseminação de informações para dar exemplo aos seus munícipes.

É o caso do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Ele alerta sobre sua importância e eficácia na prevenção. “As máscaras continuam sendo instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios. E o seu uso correto ainda é uma das principais medidas para evitar a disseminação”, diz o prefeito de Itaberaba.

Ricardo complementa que “mesmo com a imunização tendo sido iniciada, enquanto a maior parte das pessoas não estiver vacinada, ninguém estará seguro. Infelizmente a imunização no Brasil tem acontecido com menos velocidade do que gostaríamos. Portanto, é fundamental que a gente siga colocando em prática as medidas para conter a disseminação do vírus, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos”.

Outros prefeitos também estão reforçando a importância do uso do equipamento em suas redes sociais, como Bruno Reis (DEM), de Salvador, Mário Alexandre (PSD), de Ilhéus, e o prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales (PP). Ele observou que muitas pessoas no município não estavam usando ou usavam de forma inadequada.

“Primeiro quis incentivar os funcionários da prefeitura e essa ação se estendeu para a população. Divulgamos em nossas redes sociais e também troquei minha foto do perfil no WhatsApp”, aponta Branco. O prefeito explica que, quando qualquer contato dele visualiza sua foto de perfil usando máscara, já recebe essa mensagem.

Esta semana, 46 entidades médicas brasileiras divulgaram um manifesto reforçando a importância do uso de máscaras como medida para conter a disseminação do vírus. Entre as entidades que assinam a nota, estão a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, de Cardiologia, Infectologia, Pediatria.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas