Após o presidente Bolsonaro sancionar, na última quarta-feira (10), o Projeto de Lei (PL) 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pediu que a celebração do contrato pela aquisição da Sputnik V, imunizante russo, seja feita com absoluta prioridade e urgência.
“Com a sanção da lei que permite a compra de vacinas contra a covid-19, determinei imediatamente à Procuradoria Geral do Estado e à secretaria de Saúde que tomem todas as providências para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da Sputnik V”, escreveu o petista em seu Twitter.
Com a sanção da lei que permite a compra de vacinas contra a Covid-19, determinei imediatamente à PGE e à @saudegovba q tomem todas as providências para agilizar, com absoluta prioridade e urgência, a celebração do contrato com o Fundo Soberano Russo para aquisição da Sputnik V.
— Rui Costa (@costa_rui) March 11, 2021
No último domingo (7), o governador Rui Costa afirmou que o contrato para a compra da vacina, produzida pelo Instituto Gamaleya, já está pronto, faltando apenas o respaldo legal – obtido após a sanção deste Projeto de Lei.
Rui também afirmou, já nesta quinta (11), que fará “com a máxima brevidade” a formalização, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido de autorização para importação e aplicação da Sputnik V na Bahia.