Mais um grupo de mulheres realizou exposição e degustação de alimentos e comidas típicas do ‘Assentamento Floresta’, localizado no município de Ibiquera, na Chapada Diamantina. A ação ocorreu no último domingo (14) e trata-se da execução da atividade proposta pelo edital 001/2020, ‘Linguagens e Manifestações Artísticas’, em conformidade com a Lei Aldir Blanc, criada para conter os impactos causados pela crise sanitária do novo coronavírus no setor cultural.
A ação foi organizada pela prefeitura de Ibiquera, administrada pelo prefeito Ivan Almeida (PP), junto com a pasta de Cultura, Esporte e Lazer, liderada pelo secretário Dão de Abreu. O grupo cultural contemplado com o prêmio de R$2 mil é composto por Sueli Pereira de Souza, Marinalva de Souza, Jaine Santos, Cecília Cassia, Shirlei Cássia, Núbia Santos e Maria de Jesus. O secretário municipal de Cultura, Dão de Abreu, ressalta a importância das manifestações culturais de diversas formas e a relevância de compartilhar saberes de geração a geração.
“Agradeço as mulheres que foram contempladas pelo edital. É de grande importância a participação do grupo e nas ações que foram desenvolvidas, isso prioriza a união e convivência entre elas, compartilhando saberes, as mais novas aprendendo com as mais velhas e vice e versa, além do incentivo de participar de outros editais que eventualmente poderão aparecer no nosso município e em outros”, destaca Dão.
O edital é um mecanismo de incentivo e valorização das atividades culturais de fomento, difusão e diversidade cultural no município chapadeiro. Ele busca potencializar diversas iniciativas do setor artístico com apresentações virtuais ou presenciais nas escolas públicas, em eventos públicos realizados pela Coordenação de Cultura e Turismo ou em comunidades de Ibiquera.
Jornal da Chapada