• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Brasil: Jaques Wagner quer PEC para permitir que o vice peça o afastamento de um presidente incapaz

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
25 março 2021 - 15h59
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política, Top
0
Encontro da EPS: Wagner pede que a população tome as ruas para voltar a respirar democracia

O senador da República Jaques Wagner | FOTO: Jonas Santos |

O senador Jaques Wagner (PT-BA) articula a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), inspirada na 25ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos, no qual permitiria ao vice-presidente, com apoio da maioria dos ministros, pedir o afastamento do presidente da República por ausência de condições físicas ou mentais. A decisão final caberia ao Congresso.

Nos EUA, em sua quarta seção, a medida determina que “sempre que o vice-presidente e a maioria dos principais oficiais dos departamentos executivos, ou de qualquer outro órgão que o Congresso preveja por lei, transmitem ao presidente pro tempore do Senado e ao presidente da Câmara dos Representantes sua declaração por escrito de que o presidente não pode exercer os poderes e deveres de seu cargo, o vice-presidente assumirá imediatamente os poderes e deveres do cargo de presidente interino”.

Para o senador, a democracia brasileira precisa contar com saídas institucionais que revertam transtornos. Logo, ele explicou sobre a PEC e reforçou críticas ao governo Bolsonaro (sem partido) pela gestão durante a pandemia de covid-19.

“Eu não estou falando de xingamento, mas de análise comportamental à luz do conhecimento da psiquiatria. Ele é um tipo perigoso e desequilibrado, por tudo o que faz. Então, depois que eu vi uma tentativa de estabelecer esse mesmo conceito, a chamada Emenda 25 americana, eu acho uma saída que seria menos traumática do que o processo normal de impeachment, apesar de que você também leva para o Congresso”, afirmou, em entrevista à Carta Capital.

“Não é solução definitiva, mas é mais uma ferramenta dentro do presidencialismo”, acrescentou. O senador afirmou, inclusive, ter consciência de que a ideia causa estranhamento, pela possibilidade de se ter mais uma solução para a retirada de um presidente do poder.

“Essa janela já está sendo aberta na exceção da exceção, que é um caso objetivo de desequilíbrio do presidente da República. Todos já sabiam antes de ele ser eleito, mas infelizmente a criminalização da política, feita durante anos contra o PT, a Dilma e o Lula, acabou varrendo do mapa a política como um todo e colocando esse cidadão aí”, pontuou. Jornal da Chapada com informações da Carta Capital.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: TCM denuncia prefeito de Xique-Xique ao MP e pede ressarcimento de mais de R$27 mil

Próximo Post

#Chapada: Espetáculo de grupo teatral de bonecos de Rio de Contas conta mitos e lendas das águas da região

Próximo Post
#Chapada: Espetáculo de grupo teatral de bonecos de Rio de Contas conta mitos e lendas das águas da região

#Chapada: Espetáculo de grupo teatral de bonecos de Rio de Contas conta mitos e lendas das águas da região

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.