Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Militares empurram e atiram para o alto para afastar jornalistas da cobertura do caso de surto de policial na Barra

Um policial da Rondesp sacou um fuzil e disparou dois tiros para o alto numa área residencial | FOTO: Reprodução/Correio |

Jornalistas que trabalhavam na cobertura do caso do policial militar que, durante um surto, começou a atirar para cima no Farol da Barra, em Salvador, relatam que foram ameaçados por um militar da Rondesp que atuava na operação para conter o atirador. Para dispersar os profissionais da imprensa, um policial da Rondesp sacou um fuzil e disparou dois tiros para o alto numa área residencial, perto dos repórteres, cinegrafistas e fotojornalistas que faziam a cobertura do cerco ao PM.

Eles dizem que foram empurrados pelos policiais. Arisson Marinho, fotojornalista do jornal Correio, estava lá durante o episódio e explica que todos os profissionais estavam respeitando a área de segurança demarcada pelos policiais, porém, quando foram feitos os disparos que atingiram o atirador, houve uma correria.

“Após todo mundo correr, nessa agonia, abriu um espaço vazio e a imprensa começou a ocupar esse espaço. Foi quando um policial começou a gritar para a gente voltar. Um colega perguntou se ele ia agredir a imprensa, e o policial respondeu que ia mesmo. Então começaram os empurrões e, em seguida, dois tiros para o alto”, narra o fotojornalista. Em nota, Moacy Neves, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), condenou veementemente o comportamento dos policiais envolvidos no episódio classificado por ele como “lamentável”.

“Não havia qualquer necessidade de agir daquela maneira, pois os jornalistas estavam trabalhando e não representavam qualquer ameaça aos PMs ou à operação. O fato apenas demonstra que os agentes de segurança padecem de preparo para lidar com o trabalho da imprensa em um ambiente democrático. Espero que o Coronel Coutinho, comandante da Polícia Militar que há pouco assumiu, inaugure um novo tempo, onde a PM não enxergue os jornalistas como inimigos. Vamos procurá-lo para conversar sobre o ocorrido e pedir providências para que este tipo de intimidação e violência não se repita”, escreveu Moacy.

Nota da PM
A Polícia Militar lamentou o caso profundamente via nota para a imprensa. “A corporação tomou conhecimento ainda de um vídeo do momento em que a imprensa acompanha o fato e é interpelada por um policial militar. A instituição ressalta o respeito à liberdade de expressão e ao trabalho dos jornalistas. O fato será devidamente apurado”. As informações são do Correio 24h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas