Os dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Epidemiológico de Utinga, na Chapada Diamantina, apontam para a existência de 60 casos ativos de covid-19 no município, sendo que 41 foram identificados na sede e 19 na zona rural. As informações são consolidadas diariamente pelas equipes de saúde do mandato do prefeito Joyuson Vieira (PSB).
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda, 712 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. Sendo que desse quantitativo, 644 pacientes já venceram o vírus e oito faleceram em decorrência do agravo da doença infectocontagiosa. O município chapadeiro também já descartou 4.219 casos e continua testando a população para descobrir mais contaminados e pautar ações da pasta de saúde.
Atualmente, Utinga conta com 140 pessoas que apresentam algum sintoma referente à covid-19 e estão sob suspeitas de terem contraído a doença, enquanto que 200 pessoas estão em isolamento domiciliar, sendo monitoradas por agentes de saúde. A gestão do município reforça a necessidade do uso de máscara para evitar contágio e manter a higiene das mãos, além de evitar aglomerações e seguir os decretos estaduais, federais e municipais.
Jornal da Chapada