A Secretaria de Saúde do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe) nesta segunda-feira (12). Assim como nos outros municípios do estado, o processo segue até o dia 10 de maio. O atendimento será na Unidade Básica de Saúde da Família, no centro da sede do município.
Segundo informações da prefeitura, as vacinas estão destinadas aos grupos prioritários, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Entretanto, as 30 primeiras doses serão destinadas aos idosos acima de 60 anos.
O vírus influenza, assim como o coronavírus, é transmitido por secreção das vias respiratórias, com isso, a pessoa pode se infectar ao falar, tossir, espirrar. Conforme a nota publicada pela prefeitura, a campanha deve reduzir a incidência de casos da doença, sobretudo durante o inverno, onde pessoas estão mais propensas a se infectarem com esse tipo de doença respiratória-viral.
Vacinômetro e boletim da covid
A atualização do vacinômetro na última sexta-feira (9) apontou que, ao todo, o munícipio de Ibiquera já recebeu 900 doses do imunizante contra o novo coronavírus. Desse quantitativo, 517 doses foram aplicadas em idosos na primeira dose, e 67 receberam a segunda.
Em relação aos profissionais de saúde, 82 receberam a primeira dose e 33 já receberam também a segunda, e dois pacientes de hemodiálise receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.
No último boletim publicado também na sexta, a cidade chapadeira não registrou nenhum caso ativo, conta apenas com seis casos suspeitos e 12 em isolamento domiciliar. Até o momento, 123 casos foram confirmados, sendo que 188 já estão curados e cinco evoluíram para óbito
Jornal da Chapada