Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Itaberaba confirma cancelamento do São João; “Nosso foco é conter a curva de contaminação”

O gestor salienta que a luta agora é contra o coronavírus | FOTO: Montagem do JC |

Os festejos juninos do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, está oficialmente cancelado. Este ano, por conta da crise sanitária, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) confirmou a informação nas redes sociais, nesta quinta-feira (15). Tradicionalmente realizado no mês de junho, o São João de Itaberaba e um dos mais procurados do interior da Bahia.

No entanto, a pandemia de covid-19 já matou mais de 360 mil pessoas e não há clima para celebrar. No pronunciamento feito na internet, o prefeito Ricardo voltou a frisar que a sua administração atua para controlar a crise e diminuir os efeitos negativos na economia gerados pela pandemia. “Nosso foco é conter a curva de contaminação pelo coronavírus e avançar na imunização da população. Vacinados e protegidos, faremos melhor São João de todos os tempos”.

A iniciativa do gestor é reduzir a incidência de casos no município chapadeiro, que já contabilizou mais de 4 mil casos desde o inicio da pandemia sendo que 77 pessoas morreram por complicações da covid. Diversos itaberabenses concordaram com a atitude do administrador público.

“Muito bem querido prefeito, vamos cuidar da nossa gente. Quando todos forem vacinados iremos comemorar, enquanto a vacina não chega a todos, vamos manter a cautela e o cuidado”, comenta internauta em a apoio à medida.

O São João também tem peso na economia ao movimentar cerca de R$3 milhões no comércio de Itaberaba. Ricardo Mascarenhas afirma que a realização da festa este ano se tornou inviável e que a prioridade de Itaberaba hoje é a saúde. “Não tem vacina. Não tem como fazer sem vacinar o povo”, aponta o prefeito.

Em diversas cidades da Bahia, o São João era responsável por grande parte dos lucros destinados aos cofres municipais, que devido ao cancelamento da festa deixarão de arrecadar milhões. Além de Itaberaba, outros municípios onde a festa é um dos eventos tradicionais mais aguardados do ano, também já anunciaram o cancelamento das festividades.

Confira aqui outros municípios que confirmaram o cancelamento do São João:

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas