Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Casa do eterno tropeiro ‘Seu Eduardo’ volta a funcionar após reabertura do Vale do Pati

Casa de apoio de Eduardo conecta natureza, aventura e conexão | FOTO: Divulgação |

A casa de apoio ao turista de ‘Seu Eduardo’, o falecido ‘guardião’ da Chapada Diamantina, voltou a funcionar, após a reabertura parcial do Vale do Pati, no município de Andaraí. Eduardo José de Oliveira era querido por todos da região. Ele, que animava as noites do Vale com a sua sanfona, faleceu com 91 anos, em fevereiro de 2020 (veja aqui).

A sua casa de apoio conecta três pilares que os turistas buscam: natureza, aventura e conexão. Além disso, com acomodações individuais, dupla, compartilhadas, ou com acampamentos, a direção do local ressalta que “o legal é conviver com pessoas de várias partes do mundo, com culturas e hábitos diferentes, trocar experiências e fazer novas amizade”.

Nas redes sociais, os novos guardiões da casa do famoso ‘Seu Eduardo’ compartilham as áreas internas da residência, o café da manhã, bem como a natureza que pode ser contemplada no local. Na época da morte de Eduardo José, o fotógrafo Rui Rezende, que já realizou várias fotografias dele, fez questão de ressaltar sobre sua relação com o velho tropeiro.

“O Vale do Pati e todos os amantes da Chapada Diamantina de luto”, escreveu Rezende em sua página do Facebook, fazendo alusão ao quanto ele era conhecido e amado pelas pessoas da região. Na quarta-feira (21), o fotógrafo Araquém Alcântara publicou um registro de Eduardo, com a sua típica sanfona. “Meu querido Eduardo do Cachoeirão. Vivemos belos momentos”, disse, em suas redes.

Reabertura do Vale do Pati
O Vale do Pati, um dos paraísos da região da Chapada Diamantina, foi reaberto parcialmente para a atividade turística na última segunda-feira (19), com disponibilidade de reserva para a próxima segunda (26). O local, que fica no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), ficou fechado por praticamente um ano, em razão das restrições impostas pela pandemia de covid-19.

A reabertura segue as medidas sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. De acordo com o ICMBio, apenas sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas de acordo com os protocolos sanitários de combate à covid-19 e estão aptas para receber turistas, até este momento. Além disso, apenas 50% da capacidade total da casa de hospedagem será permitido.

O Vale do Pati passou também a ingressar o site Janoo, no qual é possível visualizar os atrativos do Parque Nacional que estão abertos para visitação, se informar sobre os protocolos sanitários, normas ambientais e participar do agendamento voluntário de visitação que contribui para evitar aglomerações.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Sebrae contribui para retomada do turismo no Vale do Pati; região estava fechada há mais de um ano

Chapada: ‘Seu Eduardo’, um dos ‘guardiões’ do Vale do Pati, morre e deixa a região de luto