Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Lençóis prorroga medidas restritivas e reforça luta contra o avanço da pandemia na região

Lençóis é uma dos destinos mais procurados do país | FOTO: Túlio Saraiva |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, publicou um novo decreto na última segunda-feira (19) que prorroga as medidas temporárias de isolamento social restritivo desde a terça (20) até a próxima segunda-feira (26). Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), as medidas têm o intuito de conter o avanço da pandemia de covid-19 na região.

A circulação de pessoas em vias públicas continua restrita das 20h às 5h do dia seguinte. No entanto, a restrição tem algumas exceções, como: o transporte de cargas e produtos essenciais à vida, como medicamentos, insumos médico-hospitalares e alimentos; deslocamento em situações que envolvam assistência/urgência de saúde; idosos, crianças ou pessoas com deficiência ou necessidades especiais; deslocamento de passageiros do transporte rodoviário, desde que, devidamente comprovado.

Nos estabelecimentos é permitido o atendimento presencial até 19h30 e o delivery até 00h. Segue proibida a realização de eventos/comemorações que envolvam pessoas que não sejam do mesmo núcleo domiciliar, bem como também está proibida apresentações em vias públicas.

A venda de bebida alcoólica fica proibida das 18h da sexta-feira (23) até 5h da segunda-feira (26), em qualquer estabelecimento, inclusive por delivery. As atividades esportivas coletivas também permanecem vedadas, sendo permitidas apenas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. Os meios de hospedagem devem operar com 50% de ocupação e as excursões turísticas podem ser realizadas somente com reserva em Lençóis. A feira livre está permitida na cidade.

Além disso, os atos religiosos e litúrgicos seguem podendo ocorrer, contudo, a capacidade máxima de lotação que era de 35% foi reduzida para 25%, respeitando as normas sanitárias. A prefeitura informa que o uso de máscaras nas ruas segue sendo obrigatório. O infrator estará sujeito inicialmente à advertência verbal, e caso persista no descumprimento, notificação e multa, além da adoção de medidas previstas no artigo 222 da Lei Estadual 3982/8.

Boletim epidemiológico
De acordo com dados do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (22), a cidade chapadeira já contabiliza 807 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia.

Do número total, 24 casos estão ativos, 769 já foram curados, 14 vítimas fatais da doença, além dos 25 enquadrados como suspeitos. Há também dois óbitos suspeitos na cidade, que aguardam investigação. Por localidades, a região com maior número de ativos é o ‘Tomba’ com sete pessoas infectadas, seguindo de ‘Tanquinho’, com seis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas